Acabou – Foram finalizados na manhã desta quinta-feira os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou irregularidades na reforma do Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. O derradeiro ato foi a leitura do relatório final, que foi apresentado e votado pelos integrantes da Comissão, os vereadores: Zezin Buxin, Nega da ONG e Carlinhos da COHAB. Todos foram favoráveis ao documento.
A bronca – Segundo a assessoria de imprensa da Casa, o relatório, elaborado por Zezin Buxin, traz fortes “indícios de infração cível administrativa prevista na Lei de Improbidade Administrativa” por parte do ex-presidente da Câmara, o vereador Capilé da Palestina, ordenador de despesas à época.
Além do limite – De acordo com a CPI, o valor da obra, inicialmente, foi orçado em pouco mais de 194 mil reais, no entanto, três ‘aditivos financeiros’ depois, o valor total chegou a R$ 490.357,52, ultrapassando assim, o limite previsto na Lei de licitações para acréscimos de obras de engenharia que é de 50% do valor do contrato originário.
Tá danado… – O relatório apontou que Capilé gastou mais de 150% a mais do que o valor previsto inicialmente para a realização da obra. Em sua defesa, ele disse que “só lembrava do valor inicial, e não recordava do valor final da obra”.
Êita… – O relatório aponta ainda o “pagamento irregular em contrato administrativo”, como também, a prática de improbidade administrativa e crime tipificado no artigo 337-H do Código Penal.
O outro – Quanto ao responsável pela empresa Neves Ferreira Serviços de Engenharia que executou o serviço, o documento atribui o crime de “fraude em licitação ou contrato” bem como “atos de improbidade administrativa”.
O próximo passo – O relatório final será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco bem como à Comissão de Ética da Câmara Municipal. A CPI foi instalada dia 02 de agosto de 2023.
Pizza cancelada – Ao contrário do que muita gente imaginava, a CPI da reforma do plenário da Câmara de Santa Cruz não acabou em pizza. O relatório produzido prevê grandes dificuldades para os envolvidos, em especial, para o vereador Capilé, que tem também seu futuro político colocado em xeque a partir de agora.
Algumas perguntas podem e devem ser feitas nesse momento:
· Capilé seguirá em frente com o seu projeto de pré-candidatura a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe?
· Capilé ainda segue como condutor do processo eleitoral no âmbito do seu grupo político?
· O seu grupo, o Verde, será solidário e dará um voto de confiança a Capilé, ou o abandonará?
· Por que nem mesmo a vereadora Nega acreditou em Capilé na CPI da reforma do plenário da Câmara?
· O grupo Boca-Preta ainda planeja uma junção com o grupo Verde, com Capilé na vice de Alessandra Vieira?
As respostas, ou ao menos, boa parte delas, teremos em poucos dias.
Acertou – Enquanto isso, em Taquaritinga do Norte o prefeito Lero empossou o jovem Eberton Nunes, o Betão, para o posto de secretário de Articulação Política. Inteligente, experiente e muito habilidoso, Beto tem tudo para contribuir com o governo de Lero.
A missão – “Estou tranquilo, motivado e esperançoso de que faremos um bom trabalho. Sou consciente que trata-se de um ano importante para a gestão de Lero, um prefeito sério e que administra a cidade com zelo e competência. Espero ser mais um a contribuir com o futuro de Taquaritinga do Norte”, disse ele à coluna.
Reunidos – Já em Vertentes, o sindicalista e pré-candidato a prefeito Zito Barros segue fortalecendo seu projeto político, com vistas para a eleição de outubro deste ano. Nesta quarta-feira ele comandou uma reunião, em sua casa, com pré-candidatos a vereador e lideranças que estão engajadas em seu projeto eleitoral.
Quem esteve lá – Estiveram no encontro, os vereadores Éder da Saúde e Pedro Panela, além dos pré-candidatos: João Albuquerque, Natália Miranda, Pedrinho Barbosa, Sula da Chã, Gago do Povo, Beto da Ambulância e Sarah Siqueira. As lideranças políticas, Davi de Fanha, Chiquinho das Bolsas, Noné, Douglas, Téo, George França e Marquinhos também marcaram presença.
O começo – “Estamos dialogando com todos aqueles que querem o bem de Vertentes, pessoas livres, que têm participação ativa na sociedade e que almejam o bem da população e o desenvolvimento de nossa terra”, disse Zito, que emendou, “Foi um encontro muito proveitoso, outros acontecerão e tenho certeza que o povo de Vertentes ainda se surpreenderá muito com o que estar por vir”.
E para finalizar, perguntar não ofende: A vereadora Nega é mesmo, aliada de Capilé?
Para mais informações da política e cotidiano acesse também o www.blogdocesarmello.com.br
As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidades de seu autor