O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através do promotor eleitoral Hugo Eugênio Gouveia, ingressou, na manhã desta sexta-feira (4), com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o candidato a prefeito de Taquaritinga do Norte, Allyson Dias (PSDB) e do candidato a vice-prefeito Batata.
Além dos dois citados acima, o órgão também pediu a inelegibilidade do atual prefeito Lero e do candidato Allyson Dias. Lero estaria usando a máquina pública em favor da candidatura de seus apoiadores.
O principal motivo teria sido o início da pavimentação com asfalto nas Ruas Professor Luís Carlos e Vigário Tejo, localizada no Centro da cidade, que começou na noite desta quinta (3).
O MPPE cita que “embora, a princípio possa parecer uma ação corriqueira ou normal do ente municipal, denota-se que a utilização de tal obra, diga-se, a 03 dias da eleição municipal, mostra-se extremamente grave e tem o condão de influenciar o pleito eleitoral”.
Evento político
Em um evento político realizado no último dia 29 de setembro, o candidato Allyson Dias fez referência a obra. O vídeo foi apresentado como prova do suposto uso da máquina pública no pedido de cassação do registro da candidatura.
“Eu não sei falar, pra eles eu não tenho compromisso com Taquaritinga… mas o povo de Taquaritinga… para a nação calabar… eu fui em Brasília com Lero e consegui 2 milhões para asfaltar Taquaritinga do Norte” (…) eu não quero saber falar não (…) quero vocês dizer que dia 06 de outubro tá chegando (…) falta 01 semana (…) tem muita gente indeciso (…)”, disse Allyson, na ocasião do evento.
Poucos dias após a fala, o prefeito Lero, em uma atitude vedada, segundo o MPPE, vestindo camisa alusiva a cor do grupo político, realizou vídeo no momento em que a rua era asfaltada, três dias antes do dia da eleição, e fez da campanha do aliado, representado pela letra “A”. A imagem é colecionada pelo Ministério Público como prova do uso da máquina pública em favor da campanha política.
O caso será analisado pelo juiz eleitoral, para dar prosseguimento ou não à denúncia. Caso aceite, deverá dar início ao processo de investigação eleitoral. Allyson Dias, Batata e o prefeito Lero deverão apresentar defesa. Caso o candidato Allyson Dias vença a eleição o diploma poderá ser cassado, em caso de condenação.