Açude Manhosa: Moradores tentam fechar manilha instalada pela prefeitura

Secretário Executivo de Serviços Públicos falou sobre a questão na Rádio Polo

Foto: Ademilton Silva / Blog da Polo

Na manhã desta segunda-feira (28) moradores decidiram fechar passagem de água, aberta com manilha no Açude da Manhosa. Os populares entenderam que havia interesse em esvaziar o referido manancial, supostamente para beneficiar loteamento próximo e se postaram contra a ação.

Foto: Ademilton Silva / Blog da Polo

Desde o último final de semana que a implantação do sistema vem sendo debatido nas redes sociais, com a presença de populares fazendo vídeos e criticando a gestão pela atitude adotada.

Foto: Ademilton Silva / Blog da Polo

Em participação à Rádio Polo nesta segunda, o secretário Executivo de Serviços Públicos, Edgar Mafra, explicou a situação. De acordo com ele, o serviço de instalação da manilha foi realizado pela Prefeitura, e que a intenção não é beneficiar nenhum dono de loteamento, mas de diminuir o nível para que o local não seja prejudicado com o esgoto de casas próximas.

“De fato foi a nossa Secretaria quem fez essa correção junto a Manhosa. O que acontece é que no loteamento Maria Vieira existem as caixas de saneamento onde é feito regularmente a coleta desse saneamento, a drenagem, só que devido às chuvas e o aumento do nível da água e foi preciso que a gente escoasse uma parte dela para que essa caixas parassem de ter contato com a água. Colocamos uma manilha com 70 centímetros para regularizar o nível da Manhosa. E aí o pessoal disse que iríamos secar a manhosa, beneficiar algum dono de loteamento e não é de interesse nenhum da Prefeitura e da Secretaria beneficiar nenhum tipo de loteamento. tanto é que até hoje a atual gestão não autorizou nenhum. É apenas para que a gente possa regularizar o nível e essa água escoar”, falou Edgar.

O secretário ainda explicou que o loteamento está realizando construções dentro da área pré-definida e autorizada pela Prefeitura. Além disso, ele relatou que a gestão protocolou junto a CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco) um estudo sobre o açude, afim de providenciar as melhorias que possam ser executadas no local.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter