Após um relatório realizado pela vereadora Jéssyca Cavalcanti (PSDB) o Ministério Público de Pernambuco, publicou no Diário Oficial, que irá investigar denúncias relacionadas a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, que foram constatados em visitas da parlamentar as unidades.
De acordo com o relatório, sete pontos estão sendo descumpridos, como ausência de aulas presenciais, não adequação de banheiros, transporte escolar sem atender alguns bairros e atrasando horário de chegada dos alunos, merenda escolar não tendo seu cardápio cumprido, ausência de Guardas Civis Municipais para garantir a segurança dos estudantes e, denúncias de que servidores estariam levando itens que sobram para suas casas.
Outros pontos elencados no relatório apontam que a creche Matilde Monteiro Vieira no Loteamento São José, mesmo já inaugurada, estaria sem receber crianças de 0 a 3 anos sem nenhum justificativa e sem previsão de início das aulas.
Outra reclamação é referente a instalação de grids (estrutura metálica) em locais que deveriam ter corrimão na Escola João Maia e a não adequação dos banheiros da Escola Lindolfo Pereira de Lisboa, que teve um aumento de mais de 200 alunos da educação infantil e não foi feito adequação nos sanitários.
Com relação ao transporte escolar, diversos alunos que residem na 3ª etapa da Malhada do Meio estariam faltando aulas devido não haver transporte disponível, além de uma superlotação dos veículos.
“Com isso, visando apurar todas essas intercorrências apontadas, a denunciante encaminhou os fatos ao MPPE para conhecimento e providência. Resolve, assim, promover as diligências indispensáveis à instrução do feito, determinando, desde logo, a adoção das seguintes providências”, diz trecho da publicação.