Foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), um procedimento preparatório para instauração de um inquérito civil que visa apurar uma denúncia de possível negligência médica na UPA 24h de Santa Cruz do Capibaribe. O caso em questão teria ocorrido em julho de 2023.
De acordo com a denúncia anônima apresentada ao MPPE, um jovem de 19 anos, teria dado entrada na unidade com crise asmática.
A denúncia aponta que teria havido negativa, inicialmente, para internação no Hospital Municipal devido à complexidade do caso. Mas, que consegue no dia seguinte.
No dia seguinte após o internamento, porém, a denunciante afirma que o paciente intercorre com agravamento necessitando de intubação. “O hospital municipal não tendo suporte para paciente grave na unidade, a equipe decide levá-lo para UPA, por ter respiradores na sala vermelha. Ao chegar na UPA, o paciente é impedido de adentrar”, diz trecho da denúncia, acrescentando que o jovem foi impedido pela então diretora e pelo então coordenador de enfermagem da unidade.
A denúncia ainda relata que “posteriormente é conseguido através da regulação do Estado, um leito de terapia intensiva no Hospital Mestre Vitalino em Caruaru”. Não é dito na denúncia, quanto tempo depois. O jovem acabou falecendo na unidade hospitalar de Caruaru.