Pesquisar

Ministério Público e organizadores do São João da Moda assinam TAC sobre diretrizes do festejo

Em reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (18) na sede do Ministério Público de Pernambuco em Santa Cruz do Capibaribe, o órgão juntamente com os organizadores do São João da Moda 2023 definiu algumas diretrizes e assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Dentre os pontos discutidos, ficou definido a proibição de entradas de recipientes de vidros (inclusive Long Neck) e que cada pessoa poderá ter acesso a espaço destinado a festa com uma garrafa plástica de até 1 litro; proibido a comercialização de espetos de carnes em bambu; os horários dos shows devem ser realizados até às 3h, exceto nos dias 23 e 24 que devem encerrar as 2h.

Outras determinações foram de que os portões do Parque Wellington Monteiro abrirão às 17h e os shows devem ter horários divulgados com antecedência todos os dias, bem como os locais de entrada e saída devem ser sinalizados com fácil visualização, as filas devem ser separadas, as pessoas LGBTQIA+ poderão acessar a fila com a qual se identificarem e idosos e deficientes terão fila preferencial.

O uso de equipamento sonoro será proibido no momento dos shows e ao término de cada dia de apresentação, os comerciantes terão 15 minutos para encerrar suas atividades. Não será permitido estabelecimentos no entorno da Arena da festa, apenas dentro do evento.

Outro tema que foi motivo de muita polêmica no ano passado foi relacionado a superlotação do público na Arena. Para este ano, mais uma vez a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros julgará o momento que os portões devem ser fechados na área da festividade. Além disso, a segurança contará com um Centro Integrado de Monitoramento e Gestão de Eventos, e por fim, estão proibidos os fogos de artifícios com estampido. Poderá ser usado os fogos de efeito visual.

A reunião na sede do MPPE contou com a presença de secretários municipais que estarão envolvidos na festa, agentes e das policiais militar e civil, delegados, inclusive da Polícia Federal, do vice-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, do presidente da Câmara de Vereadores, Zeba Climério e de entidades.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter