Ministério Público denuncia vereadores Birino do São João, Edijan e eleitor que vendeu seu voto em Toritama

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) apresentou denúncia contra os vereadores Edijan Enildo da Silva, Severino Antônio da Silva ‘Birino do São João’, e o eleitor Jaildo Francisco de Barros por crimes de corrupção ativa e passiva durante o período eleitoral de 2024, conforme investigação da Promotoria de Justiça da Comarca de Toritama. 

Os vereadores tiveram os mandatos cassados no início de novembro por compra de votos. O documento foi assinado pela promotora de Justiça, Wanessa Kelly Almeida Silva.

Os acusados, vereadores do PSDB candidatos à reeleição neste ano, são suspeitos de envolvimento em um esquema de compra de votos. De acordo com os autos da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), Edijan e Birino do São João, ambos da oposição, teriam solicitado ou recebido vantagem indevida, configurando corrupção passiva, ao passo que Jaildo, conhecido como “Neném Brother”, teria oferecido vantagens em troca de benefícios eleitorais (voto), caracterizando corrupção ativa.

A denúncia baseia-se em áudios de WhatsApp e depoimentos testemunhais. Em um dos trechos das gravações, Jaildo teria proposto valores específicos aos vereadores, prometendo devolver o dinheiro caso eles sentissem que foram prejudicados. “Se seiscentos, e mil conto pra tu, Birino, e se setecentos pra tu Edjan fez falta, se fez falta pra tu, tu me fala que eu vou devolver o dinheiro de vocês,” disse Jaildo em um dos áudios. Esse tipo de transação sugere a intenção de manipular votos e favorecer a candidatura dos envolvidos.

O MPPE solicita a condenação dos réus, com base nos artigos 317 (corrupção passiva) e 333 (corrupção ativa) do Código Penal, além de excluir a possibilidade de Acordo de Não Persecução Penal devido à gravidade dos atos.

A denúncia busca avançar na instrução do caso, com o objetivo de dar continuidade à ação penal até uma eventual sentença condenatória, ressaltando o compromisso da Promotoria de Justiça em combater práticas eleitorais ilícitas no município.

Com informações do Blog do Evandro Lins

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter