O Ministério da Economia anunciou que o Vale-Gás começará a ser pago ainda este mês e deve beneficiar mais de 5 milhões de pessoas pelos próximos 5 anos, conforme duração do programa. O valor pago deve ser de R$ 52,00, a cada dois meses.
O programa, com objetivo de diminuir os impactos da alta dos preços no orçamento das famílias de baixa renda, concederá ao beneficiário o direito a 50% da média de preço de um botijão de gás de 13kg. Segundo a ANP, o gás de cozinha, atualmente, tem média de preço de R$ 102,46 no país.
Para ter direito ao benefício, as famílias devem ser inscritas no Cadastro único (CadÚnico) e ter renda familiar mensal per capital igual ou inferior a meio salário-mínimo, ou famílias que tenham membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam com medidas protetivas em vigência, terão preferência. A mesma estrutura do Auxílio Brasil é quem vai operacionalizar os pagamentos deste novo programa que foi regulamentado na tarde desta quinta-feira (02) após assinatura do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).