O Governo de Pernambuco anunciou que as matrículas para o ano letivo de 2024 da Rede Estadual de Ensino começam nesta quarta-feira, 22 de novembro. O cadastramento deve ser realizado pelo site (clique aqui) e é direcionado apenas para novos estudantes dos ensinos fundamental e médio.
O sistema estará disponível a partir das 7h e o prazo de inscrição, nesta etapa, segue até o dia 26 de dezembro. Ao todo, o Governo estima que sejam atendidos pelas escolas estaduais espalhadas por todo estado cerca de 500 mil alunos.
Para 2024, estão sendo ofertadas 175.201 vagas para estudantes novatos. Desse total, já foram preenchidas 97.903, através de um processo realizado ao longo do segundo semestre, por crianças e jovens oriundos das redes municipais de ensino.
Separadas por região, as vagas que são distribuídas para o Recife são de 10.762; 18.211 nos demais municípios da região metropolitana e 48.325 para a Zona da Mata, Agreste e Sertão.
Do total de vagas disponíveis, 23.991 são para o ensino fundamental (anos finais) e 53.307 para o ensino médio. Está inclusa nestas vagas a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Neste conjunto de vagas para o próximo ano, são disponibilizadas 36.780 para as Escolas em Tempo Integral, sendo 14.587 nas unidades concentradas em Recife e Região Metropolitana e 22.193 no interior.
Escolas técnicas
As Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não estão inseridas nesse processo, pois o ingresso nessas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo. Para realizar a matrícula e auxiliar os que não possuem acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet em mais de 300 escolas.
Efetivação de Matrícula
Entre os dias 2 e 12 de janeiro, os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, inclusive com a entrega da documentação.
As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro (www.matricularapida.pe.gov.br) e poderão ser preenchidas entre os dias 18 e 22 de janeiro. Os responsáveis pelo cadastro nesta fase devem efetivar as matrículas presencialmente nas escolas entre os dias 24 e 26 de janeiro.
Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição do Cadastro 2022, cópia da Certidão de Nascimento, original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH e foto 3×4 recente.
Cadastramento
Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final pelos pais ou responsáveis ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos.
São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Estes dois últimos, para esta etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga.
Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação da matrícula realizada e que deve ser anotado ou impresso. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários e confirmar a matrícula. É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível.
Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 26 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.