O Secretário Marcelo Cumaru esclareceu na manhã desta sexta-feira (2) em entrevista ao programa Estúdio Livre da Rádio Polo, sobre a atual problemática relacionada à coleta de lixo do município. Diversos ouvintes têm utilizado os programas da emissora para cobrar um posicionamento em relação ao cumprimento do calendário divulgado pela Prefeitura.
Na sua explicação, o secretário reforçou que os caminhões responsáveis pela coleta têm enfrentado dificuldades no trajeto de transporte para descartar os materiais no Aterro Sanitário da cidade de Caruaru. O ‘gargalo’ tem ocorrido justamente na cidade de Toritama, que está atualmente com obras de recuperação e duplicação da BR-104.
“Os caminhões davam cerca de duas a três viagens diariamente, mas devido ao travamento que vem acontecendo em Toritama, está sendo possível apenas uma ida. Acredito que a empresa que está realizando a obra não se programou para o alto volume de veículos que transitam pelo local”, comentou o secretário.
De acordo com Marcelo, após reuniões com integrantes da empresa responsável pela coleta de lixo e que, no máximo, em dez dias, o calendário passa a ser cumprido integralmente. O secretário descartou alterar o calendário em virtude dos atrasos que acabam gerando acúmulo de lixo pelas ruas.
Aterro Sanitário – Marcelo informou que é uma prioridade do governo Fábio Aragão reativar o Aterro Sanitário do município. Segundo ele, em breve o prefeito trará novidades sobre esse tema.
Central de Feiras e Mercados – O secretário reforçou que a inauguração deve acontecer em breve. Marcelo afirmou que nos próximos 15 dias serão colocadas as primeiras chapas de telhas, e que uma reunião está marcada com os comerciantes para definir o formato e o material utilizado na construção dos boxes. Existem atualmente duas opções, de madeira e de alvenaria.
Além disso, o secretário reforçou o calendário de feiras neste feriado de Carnaval. A Central vai funcionar até o próximo sábado (10) e será fechada do domingo (11) até a quinta-feira (15). As atividades serão normalizadas na sexta-feira (16).
Ouça a entrevista na íntegra: