Pesquisar

Jornalista de Pernambuco lança livro sobre cobertura da guerra na Ucrânia em Recife

João Alencar fez carreira em veículos pernambucanos e hoje atua como correspondente internacional na França

O jornalista João Alencar, paraense que cresceu e fez carreira em Pernambuco, reuniu relatos do que viu enquanto cobria a Guerra na Ucrânia para canais de TV da França no livro “Ao Vivo da Ucrânia”. O lançamento da obra acontece na próxima quinta-feira (26), às 18h30, na Livraria Leitura do Shopping Riomar.

Alencar vive em Paris desde 2009 e cobriu os bastidores da batalha para canais de notícias franceses como ITélé, atual CNews, e BFMTV. Ao longo das páginas, ele apresenta testemunhos em primeira mão do que viu em meio à carnificina.

Novidade da Matrix Editora, o livro dá visibilidade para histórias reais de mulheres, homens e crianças com quem o jornalista conversou nos diversos momentos em que esteve na Ucrânia e constroem um relato cruel, mas sensível, do cotidiano de quem é afetado diariamente pela violência.

Além de retratar com fidelidade o cenário contemporâneo no país, o brasileiro também contextualiza o leitor sobre os eventos que culminaram com a invasão russa em 2022.

Sinopse do livro

Este livro mostra os horrores da guerra na Ucrânia, contados pelo jornalista brasileiro João Alencar, que foi testemunha dos momentos-chaves do conflito, desde o início da Revolução Maidan, em 2013, a anexação da Crimeia, em 2014, até a invasão russa, em 2022. Na História, a guerra na Ucrânia ficará para sempre gravada como um testemunho cruel da capacidade humana de destruição e sofrimento. Um momento de tristeza e angústia, que se desenrola sobre o solo manchado de sangue, deixando para trás um rastro de sonhos despedaçados, vidas perdidas e famílias arrasadas. Em meio à carnificina, a obra traz testemunhos em primeira mão. São histórias reais de mulheres, homens e crianças com quem o autor conversou nos diversos momentos em que esteve no país. Relatos do cotidiano daqueles que vivem a guerra na pele, muitas vezes esquecidos nas grandes linhas dos eventos históricos.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter