O governo de Pernambuco divulgou no último sábado (24) através do Diário Oficial do Estado, o calendário de pagamento do IPVA 2023 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
Os pagamentos devem começar a ser quitados a partir de fevereiro, de acordo com a numeração final da placa do veículo. Os que optarem pelo pagamento à vista, terão direito ao desconto de 7%.
O IPVA ainda pode ser dividido em três parcelas, sendo a última com prazo de pagamento no mês de abril. Pessoas com deficiência (PCD) podem pedir isenção do imposto.
Para saber quanto custará o valor a ser pago pelo imposto, a pessoa deve acessar o site do Detran (Clique aqui) e consultar a placa do veículo. Ao informar a placa, é preciso clicar em “consultar débitos”.
Com isso, é possível ver quanto fica para pagar em cota única ou parcelada, além de verificar se há multas em aberto e emitir as guias de pagamento dos tributos deste ano e também das que já estiverem vencidas, em anos anteriores. As guias de pagamento também continuarão a ser enviadas pelos Correios aos endereços cadastrados dos proprietários.
O cálculo utilizado para cobrança do imposto é baseado no valor venal do veículo, onde é aplicado sobre ele uma alíquota que varia entre 1 a 4%. Em 2022, ela ficou em 3%.
CRLV
Desde 2021, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) não é mais enviado pelos Correios para a casa das pessoas. Com isso, depois de pagar o IPVA, taxas e multas, caso existam, o proprietário do veículo tem acesso ao documento de 2022 através da internet.
Uma das opções é baixar no celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e IOS, e realizar cadastro na plataforma do governo federal. Pelo aplicativo, é possível acessar o CRLV e também baixar uma cópia em PDF, que pode ser armazenada no aparelho.