Vai encerrar nesta quinta-feira (3) o horário eleitoral exibido no rádio e na televisão para as cidades em que ocorrerão apenas o primeiro turno, como é o caso de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama e Vertentes.
A propaganda teve início no dia 30 de agosto, duas semanas depois do início da campanha eleitoral pelos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Cármen Lúcia, declarou que o horário eleitoral é “um espaço de exercício democrático de informações, pelo qual se dá ciência, como é próprio de um processo eleitoral democrático, das propostas dos candidatos”.
Por mais de um mês, eleitores ouviram pelo rádio e assistiram na TV, a apresentação de propostas e da campanha dos candidatos em uma programação dividida em dois blocos diários, de 10 minutos cada, de segunda-feira a sábado. No rádio, o horário foi de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. Na TV, entre 13h e 13h10 e entre 20h30 à 20h40.
Além disso, as emissoras também veicularam inserções partidárias durante toda programação em horário determinado pela Justiça Eleitoral. Foram 70 minutos diários de inserções. Desse tempo, 60%, o equivalente a 42 minutos, foi reservado aos candidatos às Prefeituras. Os 40% restantes, ou 28 minutos, foram reservados aos candidatos às Câmaras Municipais.
O horário eleitoral será retomado para o segundo turno e exibido entre os dias 11 e 25 de outubro, nas cidades em que a disputa avançar para decisão em 27 de outubro.