Histórias e curiosidades sobre o distrito de Poço Fundo será transformada em livro

Foto: Maryana Lira / Blog da Polo

O programa Estúdio Livre desta sexta-feira (24) da Rádio Polo, recebeu o estudante Luís Manoel, que inclusive foi vencedor do Projeto Fera Polo em 2022. A partir da realização do projeto na qual ele venceu a final, despertou o interesse em se aprofundar ainda mais na história de Santa Cruz do Capibaribe, mais especificamente sobre o distrito de Poço Fundo, onde reside.

Mesmo com a pouca idade, Luís Manoel tem se dedicado a conhecer e ouvir histórias relacionadas ao distrito. Dentre as curiosidades, ele destacou o início do tradicional doce, que começou no século passado; além da queda de um avião que transportava seis pessoas e que caiu no Sítio Carreira de Pedra, que fica a cerca de 5 km de distância do distrito.

Projeto Fera Polo

Tendo a primeira edição realizada no ano de 2021, o projeto ‘Fera Polo’ nasceu com objetivo de abordar aspectos culturais, políticos e históricos de Santa Cruz do Capibaribe. Além de participarem de um provão, os estudantes tem a oportunidade de entrevistar personalidades públicas em algumas edições no estúdio da emissora. O projeto, inclusive, chegou a receber reconhecimento a nivel estadual através da hoje senadora Teresa Leitão (PT), que era deputada estadual à época da menção honrosa.

Religião

Luís Manoel revelou que em uma recente conversa com o padre Bianchi Xavier (In Memorian), teria sido encontrado na Igreja de Santo Antônio, um tijolo que tinha informação de uma data que remete a 1713, o que leva a crer que a igreja tenha sido fundada à época.

Além disso, Luís Manoel falou sobre o início do Congregacionalismo naquela região, que é datado de 1916, onde posteriormente recebeu a visita do inglês William Bannister Forsyth, que é considerado um missionário congregacional.

“As Terezinhas”

Um outro fato curioso que ele revelou, foi relacionado ao bairro que leva o nome “Terezinhas” De acordo com ele, as três primeiras habitantes da localidade tinham as iniciais registradas como Marias, mas o local era frequentado por pessoas que eram chamadas de “as três Terezas”. No local, um homem chamado Viturino também foi um dos primeiros habitantes.

Passagem do bando de Antônio Silvino

Antônio Silvino

De acordo com relatos do estudante, o bando do cangaço de Antônio Silvino chegou a fazer algumas passagens pelo distrito, inclusive tendo enfrentado confrontos na localidade, sendo um deles com Teófanes Ferraz. O bando dele chegou a atacar, por volta de 1914, a fazenda de Major Negrinho, que dá nome de uma rua em Santa Cruz do Capibaribe. Outros confrontos com os policiais, que eram chamados de “macacos” também foi registrado.

Futebol

As famílias Lagos e Belo foram responsáveis pelo início da prática do futebol no referido distrito, de acordo com os levantamentos já feitos pelo estudante.

Foto: Maryana Lira / Blog da Polo

Acompanhe mais histórias na entrevista de Luís Manoel com o radialista e âncora do programa, Sílvio José. Ouça clicando abaixo:

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter