O programa “Histórias&Canções” do sábado (30), véspera do dia em que, há sessenta anos, os militares deram um golpe de Estado e derrubaram o presidente João Goulart, trouxe canções de protesto contra esse evento, compostas e interpretadas por importantes nomes de nossa música.
Mesmo subjugados pelo autoritarismo, silenciados e perseguidos pela Censura, os artistas se recusaram a ficar em silêncio, e durante o período de 1964 a 1985, foram inúmeras as formas de resistência cultural. A música popular foi uma das principais ferramentas de denúncia para combater o controle ideológico do sistema.
Sem liberdade de expressão, compositores tiveram que inventar códigos, metáforas e jogos de palavras para se comunicar e denunciar. Apesar dos incontáveis casos de censura, perseguição e exílio que esses músicos tiveram que encarar, suas criações continuam sendo marcos na história e na cultura nacional.
Edson Tavares, produtor e apresentador do programa, contou várias histórias do período e tocou canções que marcaram a nossa vida política.
Em seguida, foi ao ar o programa “Algo mais”. Os dois você escuta a seguir, na íntegra: