Greve dos professores começa quarta-feira em Santa Cruz do Capibaribe

 

Professores realizaram protesto na frente da Secretaria de Educação de Santa Cruz (Eliton Araujo/Blog da Polo)

 

Após uma assembleia registrada na última sexta-feira (11) seguida de um ato em frente a Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe, os professores decidiram pela paralisação das atividades na próxima segunda-feira (14) e deflagração de greve já na quarta-feira (16).

Os professores vêm tentando, junto à gestão, viabilizar o reajuste salarial de 33,24% para a categoria. Além da questão salarial, os professores afirmaram que aguardarão da gestão, na reunião dessa segunda-feira (4), que sejam concedidos prazos para conclusão de obras de reformas, instalação de ares-condicionados.

Confira a nota do Sinduprom:

A categoria de professores/as da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Capibaribe, em assembleia realizada hoje (11/03/2022) na câmara de vereadores do mesmo um município, decidiu paralisar suas atividades no dia de hoje e na próxima segunda feira (14/03/2022). Assim como decidiram também deflagrar greve, com início para a próxima quarta-feira (16/03/2022).

A categoria já tentou por diversas vezes sentar com a gestão municipal para apresentar a pauta de reivindicações, estando nesta presente o reajuste salarial da categoria anunciado pelo governo federal de 33,24%.

Apesar de no fundo da educação (FUNDEB) existir uma grande injeção de receitas em relação a anos anteriores, bem como novas fontes de recursos com a implantação do no NOVO FUNDEB, a gestão municipal se mantém irredutível para a concessão dos direitos da categoria.

No município ainda existem escolas que estão sem funcionar por motivos de não-conclusão das reformas, não há climatização em todas as escolas, a merenda se mantém com uma qualidade inferior ao aceitável, não há transporte escolar para todos/as os/as estudantes, o kit merenda não está sendo entregue para todos/as os/as alunos/as que estão em aula remota.

São inúmeros os problemas.

A categoria estará em reunião com a prefeitura na próxima segunda-feira (14/03/2022), às 14h, e aguarda que a gestão apresente datas para conclusão de obras, instalação de aparelhos de ar-condicionado, e concessão do percentual de reajuste anunciado pelo governo federal.

Havendo uma resposta favorável por parte da gestão, a categoria cessa a greve antes mesmo do seu início. Porém, caso a gestão não sinalize para o cumprimento dos direitos dos/as professores/as, a categoria entrará de greve por tempo indeterminado.

Após a assembleia, os/as professores/as em um ato simbólico abraçaram a Câmara de Vereadores para solicitar que aquela casa nos apoie em nossa luta. Em seguida, a categoria fez uma caminhada com faixas e carro de som pelas principais ruas do centro até a secretaria de educação.

Att.
Douglas Ferreira – Diretor do SINDUPROM-PE

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter