Pesquisar

Governo de Pernambuco planeja adotar reconhecimento facial nas escolas estaduais

.

Estado ainda pede que conteúdos sobre ameaças e ataques não devem ser compartilhados

.

.

O Governo de Pernambuco realizou uma reunião na última terça-feira (11) para discutir e planejar medidas de seguranças nas escolas estaduais. O encontro teve participação das secretarias de Educação e Esportes, e de Defesa Social, além das Gerências Regionais de Educação.

Dentre as primeiras medidas adotadas, o governo estuda a possibilidade de implementar o sistema de reconhecimento facial nas unidades educacionais. A secretária de Educação do estado, Ivaneide Dantas, comentou sobre a medida.

“Teremos ações de videomonitoramento nas escolas, reforço da patrulha escolar, central de monitoramento a ser implementado em cada regional e o reconhecimento facial. Essa é uma política preventiva, de reação a essa violência iminente”, disse a titular da pasta.

Apesar do anúncio, o Governo diz que não há previsão para a adoção da medida, tendo em vista que ainda é necessário requerer todo aparato tecnológico para implantação do sistema. Atualmente existem 1.056 escolas da rede estadual em funcionamento em todas as regiões do estado.

A curto prazo, a SDS (Secretaria de Defesa Social de Pernambuco) anunciou ativação de um canal direcionado a receber denúncias sobre ameaças de violência nas escolas. Profissionais, alunos e até pessoas em geral podem ligar para o 197. O anonimato do denunciante e o sigilo das informações estão garantidas.

Ainda como medida que garanta a proteção nas unidades educacionais, o governo pediu que a população não compartilhe através de suas redes sociais, notícias ou conteúdos que evidenciem os ataques. Segundo a SDS, nenhuma escola do estado recebeu uma denúncia concreta até o momento. A gestão estadual alerta que os criadores destes conteúdos têm por intuito causar pânico na sociedade.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter