Após reunião que durou mais de seis horas, integrantes do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco optaram pelo cancelamento do feriado de Carnaval em todo estado e foi reduzido o limite de pessoas que podem participar de eventos públicos e privados.
Atualmente estava permitido a presença de 3 mil pessoas nos eventos em locais abertos, este número foi reduzido para 500. Em locais fechados, de 1000 pessoas para 300.
As novas restrições começam a partir de quarta-feira (9) e vai até o dia 01 de março. Os servidores que teriam folgas nos dias 28 de fevereiro e 01 de março irão trabalhar normalmente devido o cancelamento do feriado de Carnaval.
A motivação foi a crescente aceleração dos casos de coronavírus no estado, principalmente pela rápida proliferação da variante Ômicron, que tem sido resposnável por 99% das novas infecções em PE, e pelo aumento na procura por leitos de UTI.
“Sabemos de todas as repercussões econômicas, sociais e culturais em torno desta decisão, mas não há condições sanitárias para que seja realizada qualquer tipo de festividade, no período de Carnaval, em Pernambuco. Além disso, reduzimos a capacidade dos eventos de 3 mil para 500 pessoas e não descartamos tomar outras medidas restritivas, caso o número de casos continue em crescimento acelerado”, afirmou o governador Paulo Câmara.
Além disso, eventos acima de 300 pessoas só é permitido com apresentação de cartão vacinal com a imunização completa e teste RT-PCR negativo. Nos eventos corporativo, que não são festivos, o limite será de 1.500 participantes.
Estádios – Os cubes de futebol pernambucano só poderão receber 500 torcedores. Antes essa capacidade era de 3 mil ou 50% do espaço, o que for menor.
Dados – Nesta segunda, o estado informou que 919 pacientes estão internados com quadros respiratórios graves da doenças em leitos de UTI na rede pública e representa o mesmo patamar registrado em julho do no passado. A média móvel de confirmações diárias de novos óbitos chegou a 13,7, um aumento de 128% comparado com 14 dias atrás.