Ex-ministro terá mandato de 4 anos à frente da Pasta
Candidato ao Senado derrotado nas eleições deste ano em Pernambuco, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), foi nomeado, nesta sexta-feira (19), pelo presidente em exercício Jair Bolsonaro (PL) como novo diretor-presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
A nomeação prevê um mandato de 4 anos e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A decisão sobre a manutenção de Machado no cargo, caberá ao novo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que tem a prerrogativa de exonerar presidentes de autarquias.
Gilson já ocupou este cargo durante os anos de 2019 e 2020, quando saiu da agência para assumir o Ministério do Turismo. Este ano, Machado também deixou o Ministério para concorrer ao cargo de senador, sendo derrotado por Teresa Leitão (PT) que teve 46,12% dos votos, ante 29,44%, do ex-ministro.
“Sou um soldado do presidente e nossa equipe tem sido a mesma desde que passei pela agência e pelo Ministério do Turismo. Um time de técnicos qualificados que joga bem, independentemente da posição”, comentou ele.
Com a nomeação de Gilson Machado, também foi publicado no DOU a exoneração do então diretor-presidente Sílvio Nascimento, que foi nomeado como diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur.