“Foi uma malandragem e picaretagem dos nossos adversários políticos”, Dr. Jan comenta decisão que cassou chapa do União Brasil no Brejo da Madre de Deus

Foto: Lucas Carvalho

Em participação na manhã desta terça-feira (10) do Programa Rádio Debate da Rádio Polo, o vereador reeleito do Brejo da Madre de Deus, Dr. Jan (União Brasil), comentou sobre a AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) que cassou a chapa completa da sigla, o que resultará, após o processo ser transitado e julgado, na perda do mandato de Dr. Jan e de Aguiar da Agricultura.

“Temos confiança que isso vai ser revertido no futuro, pois inúmeros julgados do próprio Tribunal no Recife vem apontando esse caminho e a gente vai fundamentadamente buscar esse recurso que a lei nos autoriza, respeitando a decisão do juiz mas sendo veementemente contrário a ela”, falou.

Chateado, Dr. Jan chegou a apontar que a ação foi uma “picaretagem” dos adversários, expondo mágoas contra o suplente de vereador, Silvano de São Domingos, um dos autores da ação.

“Por vezes eu tava realizando uma mala (evento político) e esses adversários iam nos meus eventos com a Polícia Militar tentar burlar meu evento e inúmeras vezes a população de São Domingos vivenciou isso, o que era revoltante. Pra se ter uma ideia da crueldade política, o vereador que está movendo o processo no qual eu tinha como amigo, votei nele pra vereador, fui cabo eleitoral, votei para presidente da Câmara e agora recebo essa facada nas costas, e numa forçação de barra tremenda ele e sua trupe armaram essa situação”, apontou Dr. Jan.

A ação, proposta pelo advogado Felipe Matos, foi movida pelos candidatos a vereadores Silvano Pereira da Silva “Silvano de São Domingos” e José Adilson de Lima “Adilson das Motos”. Na ação, os autores alegam que Bianca Valdilene foi registrada apenas para cumprir a cota mínima exigida de 30% de candidaturas femininas, caracterizando uma candidatura fictícia.

Bianca registrou sua candidatura sob o nome “Professora Valdilene” e obteve nas urnas apenas quatro votos. Outro ponto elencado na ação foi a ausência de movimentação financeira significativa e a falta de atos de campanha. No Instagram, “Bianca Ayalla” tem mais de 38 mil seguidores.

Em um áudio anexado ao processo, a candidata chegou a falar que “não fez campanha” e uma pessoa que foi identificada como sua irmã, também comentou e afirmou que “ela só foi candidata para completar a chapa”. Confira o áudio abaixo:

O juiz eleitoral Lucas do Monte Silva, decretou, na tarde desta segunda-feira (9), a nulidade de todos os votos recebidos pelo partido União Brasil em Brejo da Madre de Deus, determinando a recontagem do quociente eleitoral e partidário. Além disso, cassou os registros e diplomas dos candidatos eleitos Dr. Jan e Aguiar da Agricultura, e declarou a inelegibilidade de Bianca Valdilene.

Os envolvidos na ação podem recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

Diplomação

Na emissora, o vereador Dr. Jan assegurou que será diplomado em solenidade na próxima sexta-feira (13).

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter