O programa Estúdio Livre da Rádio Polo recebeu na manhã desta segunda-feira (21), José Janilson Melo, que foi sabatinado por estudantes da Escola de Referencia em Ensino Médio, Dr. Adilson Bezerra.
Elaine Catarina, Maiara Marcolino e Guilherme Barros, questionaram sobre os principais desafios de Janilson Melo, ao perder a visão. Ele relatou que até os 38 anos de idade conseguia enxergar, chegou a dirigir veículos, mas depois perdeu a visão definitivamente.
“Foi bastante difícil pra mim, cheguei a ter depressão e foi muito duro. Eu era uma pessoa ativa, sempre tive uma vida normal, mas o pior é que a gente passa por muitos preconceitos”, citou ele.
Infância – Janilson relatou que seus pais descobriram que ele tinha problemas na visão aos três meses de nascido. Seu pai, que era caminhoneiro há época, levou-o a um médico que existia em Belo Horizonte que conseguiu uma visão para Janilson. Visão essa que lhe oportunizou enxergar até os 38 anos como relatado acima.
Os alunos lhe questionaram sobre a acessibilidade que a cidade dispõe, Janilson foi categórico ao afirmar que ainda enfrenta muitas dificuldades quanto a isso.
“Nossa cidade ainda não tem acessibilidade devida, mas também entendo por se tratar de um tema recente. Acredito que no futuro teremos mais possibilidades”, pontuou.
Empreendedorismo – Janilson Melo é proprietário de uma empresa de tecidos e na entrevista com os estudantes, ele relata quais dificuldades enfrenta atualmente devido a deficiência visual.
Assista a entrevista na íntegra: