O programa Estúdio Livre desta segunda-feira (15) da Rádio Polo, recebeu o prefeito Fábio Aragão, de Santa Cruz do Capibaribe, que comentou sobre as últimas polêmicas relacionadas à demolição do auditório São José, que fica na Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo (antigo colégio Cenecista).
A grande discussão aconteceu justamente pelo próprio prefeito ter assinado uma lei que decretou o tombamento do local. A lei foi sancionada por Fábio Aragão em junho de 2022. Segundo o prefeito, a prioridade da prefeitura é “cuidar das pessoas”. Fábio alegou que as telhas, o piso e as janelas foram preservadas e serão recolocadas conforme as condições de cada item.
Hospital – Sobre a possibilidade de construção do tão sonhado pelo prefeito, que é um hospital, ele confirmou que cadastrou a proposta na plataforma do Governo Federal através do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento). “No ano passado foi aberta uma plataforma do PAC para que fossem cadastrados projetos e foi cadastrado o do hospital, se é aceito ou não aí é outra questão, vamos lutar para que eles façam. Recursos próprios a gente não tem condições de fazer, então ou é recurso estadual ou federal”, falou.
Matadouro Público e Aterro Sanitário – Fábio também afirmou que pretende entregar o Matadouro Público e o Aterro Sanitário neste ano, mesmo ratificando que os dois projetos funcionarem melhor seriam através de concessões. Fábio ainda relembrou que enviou um projeto para a Câmara, que segundo ele, foi fatiado e acabou não tendo seguimento.
PE-160 – O prefeito comentou que a rodovia que se encontra em péssimo estado deve ser refeita. Diversos tapas buracos já foram realizados, mas atualmente a pista que liga as zonas rurais de Santa Cruz, ao distrito de Poço Fundo e a cidade de Jataúba, está intransitável devido a depreciação do asfalto. Muitos acidentes têm sido registrados na rodovia.
Política
No próximo dia 6 de outubro, a população de todo país vai às urnas para escolher prefeitos e vereadores, e mediante aproximação as articulações se intensificam. Em Santa Cruz do Capibaribe atualmente apenas o prefeito se coloca como candidato nas eleições. Os dois grupos de oposição (verde e azul) ainda discutem estratégias, e até uma possível junção entre os grupos. Quanto a Fábio Aragão, o gestor já deixou claro que irá disputar a reeleição.
Zé Augusto – Afastado do ex-prefeito em aproximadamente 3 anos, o prefeito Fábio comentou como tem sido as articulações para uma definição com José Augusto Maia. Recentemente dois encontros entre eles ocorreram.
“Nós tivemos duas reuniões bem produtivas e estaremos conversando nos próximos dias para tentar bater o martelo. Entendo a importância que Zé Augusto tem para o grupo e, com as avaliações que temos percebido em pesquisas, temos tudo para ter um resultado positivo nas próximas eleições. Acho que falta de 10 a 15% para que a gente (Fábio e Zé) possa alinhar”, citou Fábio.
Sigla partidária – Fábio, que deixou o Partido Progressista (PP) recentemente, ainda não indicou para qual partido irá migrar, mas existem possibilidades como o PSB, PSD e PSDB, além de outras siglas que o prefeito não quis adiantar.
Rompimento com Eduardo da Fonte – O prefeito comunicou em 22 de novembro do ano passado, sua saída do PP liderado pelo deputado federal Eduardo da Fonte que também tinha parceria com Fábio no município. Em recente declaração, o filho do deputado, Lula da Fonte, que também exerce o cargo de federal em Brasília, fez algumas críticas ao gestor, taxando-o inclusive de “falso profeta”.
Sobre as críticas, Fábio se resumiu a falar “Tenho nada para dizer, respeito ele e o filho dele e quero que Deus apenas abençoe ele, a gente sabe que chegou o final do ciclo e o que ele falar de mim que Deus abençoe e por mim já está perdoado”, finalizou o gestor.
Assista e ouça a entrevista na íntegra: