Durante o I Encontro Estadual dos Núcleos de Estudo de Gênero e Enfrentamento da Violência contra Mulher, a Secretaria da Mulher de Pernambuco assinou um protocolo de intenção que formaliza a criação de seis novos Núcleos de Estudo de Gênero (NEGs) em escolas da rede estadual. O evento, realizado este mês, é uma parceria da pasta com a Secretaria de Educação e Esportes.
Dentre as cidades, Santa Cruz do Capibaribe receberá um núcleo que será instalado na EREM Padre Zuzinha, que fica na Avenida 29 de Dezembro.
Os NEGs são espaços criados dentro das unidades estaduais, de ensino básico e superior, para discutir os estudos de gênero e debater os direitos das mulheres e da comunidade LGBTQIAPN+, além de estimular o pensamento crítico.
“É extremamente importante mantermos e expandirmos o trabalho dos Núcleos de Estudo de Gênero porque é assim que nós poderemos ajudar crianças e adolescentes a refletirem sobre isso e fazerem parte de forma ativa da mudança cultural de que precisamos”, declarou a secretária estadual da Mulher, Mariana Melo
Durante o encontro, também foram divulgadas as inscrições do prêmio Naíde Teodósio de Estudo de Gênero, que acontece até o dia 26 de novembro. O link para as inscrições e para o edital está disponível nos sites da SecMulher (www.secmulher.pe.gov.br) e da Facepe (www.facepe.br).
As escolas contempladas com os NEGs são a EREM Frei Romeu de Peréa, em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife); EREM Padre Antônio Barbosa Júnior, na cidade de Jurema (Agreste); EREM Padre Zuzinha, em Santa Cruz do Capibaribe (Agreste); Escola Paulina Monteiro, em Caruaru (Agreste); Liceu de Artes e Ofícios e e EFER Professor Paulo Freire, ambas no Recife.