Enem terá divulgação de resultados em 13 de fevereiro de 2023

O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) informou nesta semana que o resultado oficial do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Victor Godoy.
Os participantes realizaram as provas em dois domingos (13 e 20 de novembro) e aconteceu em 1.747 municípios, em 11.175 locais físicos e em 153.208 salas de provas.
O resultado para treineiros bem como a vista pedagógica da redação serão disponibilizadas em abril do ano que vem. Já reaplicação para aqueles que tiveram algum problema para fazer as provas e tiver feito a solicitação, passam pelo Exame nos dias 10 e 11 de janeiro, mesma data em que ocorre o Enem para Privados de Liberdade (Enem PPL).
O Enem deste ano teve 3.476.226 candidatos inscritos, mas somente 2.458.504 (74,1%) compareceram no primeiro dia de prova. 32.376 (48,7%) responderam a prova na versão digital. No segundo dia, somente 2.321.625 (68,1%) presentes no Enem impresso e 29.888 (44,9%) no Enem digital.
Foram eliminados das provas por condutas inadequadas 5.126 participantes. Dentre os motivos estão: portar equipamentos eletrônicos, ausentar antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender às orientações dos fiscais ou não cumprir normas previstas no edital. Além disso, 193 candidatos foram afetados por problemas de logística, que são emergências médicas, interrupção de energia elétrica ou problemas com abastecimento de água.
Estes candidatos, se tiverem feito a solicitação, poderão realizar a reaplicação da prova em dois dias consecutivos, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.