Pesquisar

“Não acreditem em fantasmas! isso não vai acontecer” diz Paulo Guedes sobre acordo que prejudica o Polo de Confecções de Pernambuco

Paulo Guedes e Gilson Machado se encontraram no almoço na embaixada do Bahrein (Divulgação)

Em vídeo gravado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o ministro da Economia do governo federal, Paulo Guedes, reafirmou a posição de que a negociação de um acordo envolvendo o Brasil e o Vietnã, Indonésia e Coreia do Sul, que pode zerar o imposto de produtos têxteis, de calçados e vestuários para importação dos países asiáticos, não vai acontecer.

Blog da Polo havia trazido com exclusividade, a declaração do ministro Gilson Machado que concedeu entrevista ao jornalista Eliton Araujo durante sua participação no 1º Encontro da Direita em Santa Cruz do Capibaribe, no último sábado (11) onde relatou uma conversa com o Guedes e Bolsonaro sobre esse acordo, e garantiu que o governo vetaria a proposta.

No vídeo, Gilson Machado faz um breve relato do que representa esta região do país e dos riscos que o setor sofreria com o eventual acordo.

“A redução tributária impactará diretamente em toda a cadeia têxtil do Brasil podendo resultar em demissões, queda de produção e fechamento de empresas. Somente o Polo de Pernambuco, é composto por 40 cidades e emprega mais de 300 mil pessoas, mais que toda a indústria automobilística em nosso país. O acordo poderá resultar em uma redução de 6,1 bilhões no PIB nacional. Um dos principais polos de produção têxtil do país, o estado de Pernambuco, com 2 mil indústrias e 360 mil trabalhadores cadastrados, deve sofrer com a medida, o que você fala sobre isso ministro?”, questionou Gilson.

Em resposta, Paulo Guedes afirma que não pode prejudicar milhares de trabalhadores e diz que o governo federal tem um compromisso com a produção nacional e com a geração de emprego.

“Só pelo texto que o senhor agora falou, tá evidente que a gente não pode fazer uma medida dessa, não é? Nós não podemos prejudicar milhares de trabalhadores brasileiros que tem um compromisso, justamente com o sistema produtivo nacional. Então é uma região muito produtiva, a indústria têxtil é bastante importante no Brasil, que é geradora de empregos e que inclusive exporta. É claro que não podemos nos precipitar e fechar um acordo que possa prejudicar a indústria têxtil e particularmente todo o parque industrial de Pernambuco. Não acreditem nisso porque nós temos um compromisso com a produção nacional, com nossos trabalhadores e na geração de emprego, não acreditem em fantasmas! isso não vai acontecer”, disse Guedes em vídeo ao lado de Gilson Machado.

Confira o vídeo completo abaixo.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter