Dr. Silvanio Silva é o 3° entrevistado do projeto Fera Polo

Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo

Na manhã desta quarta-feira (16) o programa Estúdio Livre recebeu na Rádio Polo, o médico Dr. Silvanio Silva, que participou da entrevista feita pelos alunos do Instituto Albert Einstein (IAE), de Santa Cruz do Capibaribe. A sabatina foi a 3ª entrevista do projeto Fera Polo 2023.

Estavam no estúdio os estudantes Symon, Isabel e Alice, que o questionaram sobre qual a principal motivação de ter estudado para se tornar médico.

Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo
Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo
Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo
Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo

“Sou de uma geração de família simples que nós sonhávamos poucos. Tive o privilégio de terminar meus estudos no Rio de Janeiro e tive influência de dois médicos que me disseram mais ou menos assim: se você gostar de estudar e gosta de gente, você tem as características de ser médico”, relembrou ele.

A promessa

Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo

Dr. Silvanio comentou sobre o projeto na qual teve a iniciativa de ajudar que um membro de uma família carente se tornasse médico. Atualmente já são 8 profissionais que fazem parte. De acordo com ele, o projeto surgiu após ele fazer uma promessa de que ao se formar médico, contribuiria para mais formação.

“Ele começou de uma prece que fiz a Deus, para que se eu conseguisse ser médico eu ajudaria uma pessoa, e essa pessoa ajudaria outra e sucessivamente. Meu primeiro foi o Dr. Maurício Cabral, que atua na área de obstetrícia, o segundo é o Dr. Tiago, que atende na Santa Efigênia, tem também o Dr. Marcílio que atende nos hospitais da clínica de Alagoas e, hoje temos 8 acadêmicos e mais outros diversos que estão se preparando para fazer o ENEM”, pontuou ele.

Os desafios da COVID-19

Um dos assuntos mais comentados nos últimos anos foi o surgimento do novo coronavírus que provocou milhares de mortes em todo mundo. Sobre o tema, Dr. Silvanio foi perguntado sobre a campanha de desinformação que enfraqueceu a importância da vacinação.

“Se houvesse base científica para desacreditar tudo bem, mas as pessoas foram influenciadas por notícias falsas que vai prejudicar a si e a sociedade. A gente ainda vai pagar um preço por isso. A doença é dinâmica, ela encontra um organismo e vai permeando, e existe a possibilidade de termos uma Covid endêmica, pois uma parte da população se fechou para a ciência”, lamentou ele.

“Nem sempre os profissionais de saúde têm a vez e a voz das decisões”

Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo

Dr. Silvanio Silva falou sobre o atual cenário da saúde pública na cidade, e relembrou a reprovação do projeto de empréstimo para construção do hospital, que foi votado na Câmara de Vereadores recentemente.

“Sou um sonhador de que a cidade melhore e tenha médicos daqui e que residam neste lugar. Eu acho que nesse aspecto a gente vem melhorando, mas meu sonho é ter uma unidade de trauma que tenha ortopedista (…) que tenha partos públicos todos os dias. A gente viu que recentemente tivemos um projeto reprovado de um empréstimo para construção de um hospital, quem reprovou deu mil justificativas, mas isso é cabresto político de alguém que disse que votasse contra”, disse.

Foto: Eliton Araujo / Blog da Polo

Assista a entrevista na íntegra:

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter