Detran não vai emitir CNH até a próxima terça-feira

Nova mudança no documento ocasionará na suspensão temporária

O Detran (Departamento de Trânsito de Pernambuco) suspendeu os atendimentos para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nesta sexta-feira (29) e só retornará com a emissão na próxima quarta-feira (01).

A suspensão temporária acontece devido a nova mudança que será implantada no documento, tanto na versão física (impressa) como para o digital. O novo modelo atende a resolução 886/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo o Detran, o novo modelo da CNH traz informações sobre restrições médicas e atividade remunerada, codificada em campo especifico. No caso da atividade remunerada, ele será apresentado pelo código “15”, que vem acompanhado da sigla “EAR” (Exercício de Atividade Remunerada).

Quando há necessidade do uso de lentes corretivas, aparece um “A” para o código e para a sigla. Quando o documento for a Permissão para Dirigir (PPD), vem grafada a letra “P”, já no caso do definitivo apresenta um “D”. O tipo de veículo que o portador está habilitado vêm marcado em tabela com imagens dos veículos.

O QR Code implantado já no documento de modelo antigo, permanece para esta nova versão. Também ficam mantidas as validades de 10 anos para motoristas de até 50 anos de idade, cinco anos para quem tem até 69 anos, e três anos para os condutores a partir dos 70 anos.

Em Pernambuco, os serviços de renovação e mudança de categoria da CNH devem ser agendados no site do Detran-PE, já a solicitação para a primeira prova destinada a 1ª via da CNH é realizada por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No site do Detran-PE também é possível encontrar tabela com todas as taxas referentes a cada solicitação.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter