Demolição e reforma em prédio tombado causa polêmica em Santa Cruz do Capibaribe 

Em nota, prefeitura fala em reforma “características serão resgatadas”

Na tarde desta quinta-feira (12) uma intervenção do poder público de Santa Cruz do Capibaribe causou polêmica ao demolir o auditório São José, que fica na Escola Municipal Ivone Gonçalves de Araújo (antigo colégio Cenecista) e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Há uma lei municipal para tombamento do patrimônio, além de todo conjunto arquitetônico da Escola Municipal que fica localizada na Avenida 29 de Dezembro, assinado pelo prefeito Fábio Aragão no dia 28 de junho de 2022. A lei atende a um Projeto dos vereadores Gilson Julião e Nailson Ramos.

A Lei Municipal n°3.442/2022, “determina o tombamento da Fachada, Auditoria São José e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, além de todo o conjunto arquitetônico da Escola Ivone Gonçalves de Araújo (antigo Colégio Cenecista Pe. José Aragão Araújo), que representa características únicas da arquitetura do referido prédio, localizada na Avenida 29 de Dezembro, município de Santa Cruz do Capibaribe e dá outras providências”.

Após tomarem conhecimento da demolição, o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Cruz do Capibaribe publicou uma nota nas redes sociais onde cobra uma imediata reunião com os responsáveis pela obra e representantes da Prefeitura.

Na manhã desta sexta-feira, o Blog da Polo entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a fim de obter esclarecimentos sobre o caso.

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, vem a público esclarecer acerca da reforma que está ocorrendo na Escola Municipal Ivone Gonçalves e a preservação do patrimônio histórico. Desde 2021, quando a atual gestão assumiu o Poder Executivo, o Auditório São José não possuía mais parte das características históricas do local. Há alguns anos, foi realizada a construção de salas de aulas, com paredes de gesso no auditório, inclusive, umas das salas foi construída em cima do palco, mudando as características históricas do local. O teto destas salas de aula (antigo auditório), estava completamente condenado, levando risco às crianças que estudavam no local, sendo necessário a interdição das salas e a reforma completa.

Durante a reforma, todo material que preserve as caraterísticas originais e possa ser aproveitado e recuperado, como janela e telhas, está guardado pra ser reutilizado e com isso, conservar ao máximo as características históricas do auditório. O projeto de engenharia da reforma da escola Ivone Gonçalves também contempla a preservação total da fachada e da gruta Nossa Senhora de Lourdes.

A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe reforça seu comprometimento com a história da cidade e reafirma que há muitos anos, o auditório São José havia perdido grande parte das características históricas, características que serão resgatadas ao máximo possível . Buscando a preservação da vida dos alunos da rede pública, a Gestão está realizando uma grande requalificação na escola, para levar dignidade e cuidar da integridade das crianças santa-cruzenses.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter