
Na manhã desta quarta-feira (2), a partir das 9h, será instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar os gastos relacionados a reforma do plenário da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. À época, o presidente da Mesa Diretora era o vereador Capilé da Palestina (PSD).
O anúncio da instauração da CPI foi feito pelo atual presidente do Legislativo Municipal, Zeba Climério (PSD) na última sessão extraordinária realizada no dia 11 de julho. A CPI será formada por quatro membros, sendo o presidente, secretário, relator e primeiro suplente.
Essa será a 2ª CPI em curso no legislativo. Já está em andamento a CPI que está investigando o suposto sumiço de mais de 1 tonelada de milho e sorgo.
Relembre o caso
A informação veio à tona através do vereador Carlinhos da Cohab (PP) que acusou o ex-presidente de superfaturamento nos gastos. O vereador chegou a acionar o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO). Carlinhos da Cohab, inclusive, não participou do ato solene de inauguração do novo plenário, realizado em dezembro de 2022.
Segundo o processo licitatório, as obras estavam orçadas em R$ 194.600,00, mas o valor final pago a empresa ficou em R$ 490.357,51. Há época, Capilé informou que foram investidos recursos em projetos complementares, como arquitetônico, sonoro, elétrico e de móveis, o que teria elevado os custos iniciais.
“Firme e confiante”, diz Capilé sobre CPI
Na última sessão extraordinária, o vereador Capilé conversou com o jornalista Eliton Araujo do Blog da Polo, e se mostrou tranquilo quanto a instauração da CPI que irá investigá-lo.
“Fico feliz e espero que essa situação seja esclarecida de uma vez por todas. É o que sempre digo, quem não deve não teme, e na hora que ela (a CPI) for instalada e tiver seus trabalhos em andamento a gente vai ver que de fato, graças a Deus, aquilo que a gente fez enquanto estava à frente da Câmara como presidente foi feito dentro de uma lisura, de um respeito ao dinheiro público e vamos firme e confiante, e me colocando à disposição”, frisou.