.
.
Vereadores de oposição de Santa Cruz do Capibaribe protocolaram um requerimento na Câmara para criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), visando investigar o suposto desaparecimento de mais de 1 tonelada de sementes de milho e cerca de 130kg de sorgo.
A CPI foi assinada pelos vereadores Nailson Ramos, Nega, Zé Boi, Zezin Buxin, Nego Zé, Caetano e Demir da Saúde.
Inicialmente o caso veio à tona através do vereador Nailson Ramos, que na sessão ordinária do dia 23 de março, quando denunciou o sumiço e cobrou esclarecimentos por parte do secretário Marcelo Cumaru, responsável pela pasta que engloba a Agricultura. (Relembre aqui).
No último sábado (01), o ex-vereador Ernesto Maia trouxe outras informações quanto ao caso durante edição do programa ‘Oposição em Ação’, transmitido pela Rádio Polo.
Na manhã desta terça-feira (04) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, divulgou o resultado de uma sindicância realizada de forma interna. O relatório apontou que o servidor Israel Moura de Lima, responsável pela coleta das sementes não agiu com dolo, mas houve negligência no ato da coleta quando a nota foi atestada sem a devida conferência no quantitativo de sementes. (Veja a matéria completa clicando aqui).
O secretário Marcelo Cumaru informou durante o programa Rádio Debate, que o servidor foi suspenso por um prazo de 15 dias como também irá ressarcir o IPA, autorizando a prefeitura a descontar do seu salário o valor correspondente as sementes em questão. (Reveja).
Ainda pela manhã, o servidor publicou um vídeo em suas redes sociais, na qual confirma que a falha teria sido de sua pela não conferência. Ele afirma que não houve desvios de sua parte. (Relembre).