
A Justiça Eleitoral aplicou uma multa de R$ 10 mil e declarou inelegível por 8 anos, Fábio de Lima Bezerra, mais conhecido como Fábio de Jairo, que atuou como coordenador da campanha do grupo Calabar de Taquaritinga do Norte nas eleições de 2024. A publicação da decisão aconteceu no dia 31 de março.
Fábio de Jairo também já disputou a eleição em 2020 no município pela chamada “terceira via”, porém não obteve êxito. Já os candidatos na eleição deste ano, Allyson Dias e Batata, também foram denunciados, mas foram absolvidos por falta de provas de envolvimento direto.
Durante o processo, a Justiça entendeu que vídeos e depoimentos apontaram para o esquema de oferta de vantagens em troca de apoio político. No entanto, o juiz considerou que os fatos não foram suficientes para configurar abuso de poder econômico.
O caso ainda segue em andamento. A Representação Especial, em trâmite na 051ª Zona Eleitoral de Taquaritinga do Norte, foi movida pela Coligação Coragem para Transformar Taquaritinga do Norte, do atual prefeito Gena Lins, contra Allyson, Batata e Fábio de Jairo.
No dia 8 de abril de 2025, o juiz intimou a coligação a apresentar contra-razões ao recurso de Fábio, e os representados a responderem ao recurso da coligação, ambos com prazo de três dias. A intimação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do TRE-PE em 9 de abril de 2025.