Quem passar na Arena da Moda, local do evento junino em Santa Cruz do Capibaribe, no próximo dia 26 de junho vai se deparar com uma verdadeira ‘cocada gigante’. A intenção é produzir o doce com aproximadamente 12 metros.
Idealizada por Luciano Aleixo, o popular ‘Bilú da água’, a cocada começou a fazer parte dos festejos juninos da cidade em 2017, quando foi produzida com cerca de 3 metros e servida aos pais que faziam parte de projeto da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil).
Devido ao sucesso, em 2018 ela aumentou de tamanho e foi para 7 metros. Em 2019 o desafio foi maior e, pela primeira vez, a cocada foi levada para a Avenida 29 de Dezembro com 10,60 metros de extensão, distribuída aos populares.
Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, uma live foi realizada para lembrar o feito e ensinando as pessoas a produzirem o doce caseiro. Já em 2021 não houve produção do doce.
Agora em 2022, Bilú da água promete um desafio mais complexo e que deverá ser uma marca do festejo junino deste ano. A cocada de coco terá 12 metros e será distribuída no Pátio de Eventos do São João da Moda na noite do dia 26 de junho.
Em entrevista à Rádio Polo, o idealizador explicou como surgiu o projeto e destacou o apoio da prefeitura municipal.
Ouça a entrevista realizada por Gilson Fernandes: