Das quatro equipes, três já disputaram em outras oportunidades
Na tarde deste domingo (13), o futebol pernambucano conheceu quais serão as quatros equipes que conquistaram o acesso à Primeira Divisão do Campeonato Pernambucano Série A2: Centra, Porto, Petrolina e Maguary.
Das quatro equipes que subiram, três delas já estiveram em outras oportunidades na elite de divisão do campeonato e uma é estreante no torneio.
O Central garantiu seu acesso ao vencer o Vitória das Tabocas por 1×0 com gol do atacante Calixto, que entrou no segundo tempo e marcou o gol que decretou a classificação da equipe.
O Porto, também de Caruaru, subiu de divisão ao vencer o Vera Cruz por 2×0. A partida foi disputada no estádio Ademir Cunha, em Paulista, e os dois gols da vitória foi marcado por Danielzinho. O acesso faz o Porto voltar a disputar a Primeira Divisão após seis anos.
Já em Petrolina, jogando no Estádio Paulo Coelho, o time que leva o nome da cidade sofreu, mas venceu de virada e conquistou o retorno a elite. O Petrolina venceu o Belo Jardim por 3×1 com gols de Nildo Petrolina, Ju Alagoano e Cleitinho. O gol da equipe visitante foi marcado por Cadinho.
Reativado em 2021, e sendo considerado o primeiro campeão do torneio em 1977, o Maguary vai disputar, pela primeira vez, a elite de divisão do Pernambucano. A equipe venceu o Ferroviário do Cabo por 4×0, com gols marcados por Mayco Félix e Luan Henrique, ambos marcaram dois gols cada um.
A cidade de Bonito, no Agreste, voltará a ter um representante na elite de divisão do torneio após três anos.