Pesquisar

Casos de Leptospirose tem aumento de 80% em Pernambuco

 

Com as recentes chuvas caídas em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem se preocupado com a grande quantidade de casos notificados de Leptospirose, além das 8 mortes já registradas esse ano no estado: Recife (4), Jaboatão dos Guararapes (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Vitória de Santo Antão (1).

Segundo os dados apresentados, houve a notificação de 1.169 casos suspeitos, sendo 231 confirmados, 239 descartados e 699 em investigação. No ano passado, neste mesmo período, o Estado havia contabilizado 24 mortes e notificado 290 casos, dos quais 97 haviam sido confirmados.

Em todo o ano de 2021 foram notificados 441 casos, sendo 131 casos confirmados, 184 casos descartados e 126 casos em investigação, além de 34 mortes. O balanço também destaca que 54 cidades pernambucanas enviaram notificações de casos prováveis de leptospirose este ano, sendo os casos confirmados em 19 deles.

A leptospirose pode ser assintomática, mas, quando aparecem, os sintomas geralmente passam pela febre, náuseas, e dores de cabeça e no corpo principalmente nas panturrilhas. Calafrios, dor de garganta e fotofobia, que é a sensibilidade à luz também pode aparecer durante o período em que o paciente está com a doença.

Caso apresente algum dos sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde. Se tiver tido contato recente com lama ou água de enchentes, também é preciso informar ao médico.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter