Pesquisar

Blog do Elielson/CBN: Pesquisa Simplex mostra Helinho Aragão na liderança pela corrida eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe

Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (17) o Blog do Elielson Lima em parceria com o Instituto Simplex/CBN, trouxe o resultado da primeira pesquisa da corrida eleitoral em Santa Cruz do Capibaribe após a desistência de disputar a reeleição do atual prefeito Fábio Aragão (PSD).

O nome apontado pelo prefeito é seu atual vice, Helinho Aragão (PSD), que no primeiro cenário espontâneo apareceu com 25,8%, Fábio Aragão, mesmo após confirmar a desistência, aparece com 12,9%. Em terceiro aparece Alessandra Vieira (PL) com 9,5%, seguida do professor Allan Clemente (Novo) que pontuou 1,1%. Brancos e Nulos somam 2,5% e Indecisos chegam a 48,2%.

Já na estimulada, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, Helinho Aragão aparece com 49,8%, Alessandra Vieira logo em seguida, com 18,6%, e o professor Allan Clemente surge com 4,3%. Brancos e nulos totalizaram 8,8% e 18,5% não souberam ou não responderam.

Com os apoios 

Já em outro cenário, com os respectivos apoios, Helinho Aragão, apoiado pelo atual prefeito Fábio Aragão, segue na liderança ao pleito deste ano, com 55,5%. Alessandra Vieira, apoiada por Edson Vieira, fica na segunda colocação com 18,9%, seguida pelo professor Allan Clemente, apoiado pelo Grupo Verde, com 5,4%. Nesse cenário com os apoios, 6,1% dos entrevistados responderam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos e 14,1% não souberam ou não responderam à pesquisa.

A pesquisa Simplex/CBN foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº PE-03108/2024, foram entrevistados 400 eleitores maiores de 16 anos, de forma presencial, entre os dias 11 e 12 de junho de 2024. O grau de confiança se posiciona em 95%, com margem de 5% de erro.

Comparação

Em relação a última pesquisa divulgada no dia 6 de maio deste ano pelo mesmo Instituto, o prefeito Fábio Aragão aparecia, à época, com 47% das intenções de votos no cenário espontâneo. Já Alessandra Vieira totaliza 8,8%, e o empresário Valmir Ribeiro atingiu 1%. Edson Vieira e Robson Ferreira foram citados, mas não atingiram 1%. Brancos e nulos totalizaram 10,3% e 32,5% não sabiam ou não responderam.

Pesquisa estimulada – Já no quesito estimulado, o prefeito Fábio Aragão tinha 55%, Alessandra Vieira chegou a 12,8% e Valmir Ribeiro teve 2,3%. Brancos/nulos/nenhum somaram 12,3% e 17,6% não sabiam ou não responderam à pesquisa.

Segundo cenário – Neste quesito, onde o nome de Valmir Ribeiro era substituído por Robson Ferreira, Fábio Aragão aparecia com 55,6%; Alessandra Vieira apareceu com 12,8% e Robson Ferreira apareceu com 0,7%. Brancos/nulos/nenhum somaram 13,5% e 17,4% não sabiam ou não responderam.

Terceiro cenário – Aqui foi simulado um enfrentamento direto entre Fábio Aragão e Alessandra Vieira, e o atual prefeito chegou a 56,1% enquanto que a ex-deputada somou 12,8%. Brancos/nulos/nenhum somavam 13,1% e 18% não sabiam ou não responderam.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter