
O programa Estúdio Livre da Rádio Polo foi especial na manhã desta quinta-feira (24). O matinal que foi ao ar de 10h30 às 12h, recebeu o ex-vereador de Santa Cruz do Capibaribe, Natálio Arruda. Ele também foi apresentador de rádio com um programa denominado “Vaqueiros na Fazenda”. O programa também teve a participação do professor historiador Jota Oliveira.

Natálio Arruda Neto, nasceu em 05 de novembro de 1953, no distrito do Pará, zona pertencente a Santa Cruz do Capibaribe. Ex-vereador e atualmente empresário, Natálio é filho de Manoel Bezerra de Lima “Lelé do Pará” (In Memorian) e de Isaura Arruda Bezerra. Casado com Nevinha Arruda, eles têm três filhos. De família simples, Natálio ainda tem mais dois irmãos: Netinho Arruda e Célia Arruda.
Boa parte da sua infância foi no Sítio Ypiranga, onde nasceu e permaneceu até os 14 anos de idade. Ainda durante a sua infância, teve amizades com Pedro Vicente, Miguel Vicente, Sino Boi e Neguinho, que eram colegas de classe e de peladas de futebol.
Aluno da Escola de Beatriz Chagas, ele lembra que no seu primeiro dia de aula, escapou de levar bolo da professora. “Ela chegou para mim e perguntou quem descobriu o Brasil, e eu falei correto, ela viu no livro e eu escapei de levar bolo”, disse.

Após concluir o ensino fundamental, Natálio fez admissão na Barra de São Miguel-PB e foi cursar Contabilidade em Caruaru. Ele trabalhou durante alguns anos na loja de tecidos de Zé Dedêlo e depois disso foi para São Paulo onde arranjou emprego de apontador e chefe de almoxarifado na Eletropaulo (empresa energética), junto com o seu primo que viria a morrer decorrente de um acidente no local.
O acidente – Natálio relembrou do acidente com muita emoção ao narrar que um poste caiu em cima dele e o matou. O corpo foi trazido para ser enterrado no distrito do Pará e desde então Natálio optou por não retornar à Capital Paulista.
Natálio foi proprietário da chamada empresa “Fantástico Arrudão”, onde depois criou um time de futebol e após isso ainda foi dono de outras duas lojas bastante conhecidas na cidade: Ateliê e Pactual.
Vida artística e radiofônica
Natálio Arruda teve rápida passagem pelo meio artístico onde teve muita relação com os artistas Joãozinho Aboiador, Hildo Teixeira e Carlinhos Coló. Ele ainda gravou três discos com cantores da terra e fez algumas participações em vários eventos musicais da região.
No rádio foi criador do programa “Vaqueiros na Fazenda”, que ficou sob seu comando durante 12 anos.
Política

Já na política, foi candidato a vereador pela primeira vez em 1988, quando foi eleito. Ele teve mais dois mandatos depois. Durante suas campanhas, ele alega que em um determinado momento estava “liso” e precisou criar uma estratégia para chamar atenção. Nisso, surgiu a “caixa de ferramentas”. “Eu estava liso e criei a caixa de ferramentas”.
Assista a entrevista na íntegra abaixo: