Governadora diz que sofreu “violência política” de Álvaro
Durante a volta aos trabalhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta quinta-feira (1º), um áudio do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), criticando a governadora Raquel Lyra (PSDB) vazou logo após o discurso da tucana na Tribuna.
Álvaro Porto conversava na mesa das autoridades e disse que “não entendeu nada” do que a governadora tinha falado e queria saber a qual Estado Raquel estava se referindo, já que ela fez um balanço positivo do governo em de 2023.
O vazamento pode prejudicar ainda mais a relação entre os Poderes Executivo e Legislativo em Pernambuco, que vem desgastada desde o ano passado. Governo do Estado e Alepe, inclusive, travam uma batalha no Supremo Tribunal Federal (STF), depois que a gestão de Raquel Lyra entrou com uma ação pedindo a derrubada de trechos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada em dezembro passado.
PSDB Nacional manifesta solidariedade à governadora Raquel Lyra
A Comissão Executiva Nacional do PSDB manifestou “integral solidariedade” à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), diante de comentários em áudio vazado na sessão de retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (1).
Na nota, a direção do partido destaca que o Conselho Nacional de Ética e Disciplina do PSDB “está pronto para avaliar eventuais medidas disciplinares contra o deputado Álvaro Porto e o PSDB está à disposição da governadora Raquel Lyra também para apoiá-la em eventuais medidas jurídicas que se fizerem necessárias”.
Confira a nota:
A Comissão Executiva Nacional do PSDB manifesta sua integral solidariedade à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, pelos comentários agressivos contra ela emitidos pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto.
Nosso partido luta incessantemente para que as mulheres sejam protagonistas de verdade na política e em todos os espaços de poder. Nós, tucanos, temos muito orgulho de termos eleito uma jovem e competente mulher como governadora de Pernambuco e não podemos tolerar manifestações agressivas contra ela venha de quem vier. Muito menos de um deputado do próprio PSDB.
O Conselho Nacional de Ética e Disciplina do PSDB está pronto para avaliar eventuais medidas disciplinares contra o deputado Álvaro Porto e o PSDB está à disposição da governadora Raquel Lyra também para apoiá-la em eventuais medidas jurídicas que se fizerem necessárias.
Comissão Executiva Nacional do PSDB
O diretório do PSDB em Pernambuco também se manifestou por meio de nota, em defesa da governadora Raquel Lyra. A sigla diz que houve “demonstrações de desrespeito ao cargo e à pessoa da governadora”. O comando da legenda afirma ainda que as críticas “ultrapassam a já reprovável ofensa à esfera pessoal, atingindo igualmente a independência dos poderes e os mais valiosos princípios democráticos, responsáveis por alçar de forma inédita uma mulher ao mais alto posto do Poder Executivo estadual”.
O diretório estadual do PSDB-Partido da Social Democracia Brasileira, vem a público manifestar seu descontentamento com as recentes demonstrações de desrespeito ao cargo e à pessoa da Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra.
A convivência democrática estabelecida em nossa Constituição Federal exige o respeito à independência e à harmonia entre os poderes da República; ao passo que o senso comum de urbanidade preza pela deferência às instituições de Estado e às pessoas que as representam.
Ressaltamos que os pontos acima são aspectos mandatórios de quem opta pela vida pública; e, a quem divide a mesma agremiação partidária, denotam aspectos claros de civilidade.
O PSDB entende também que ataques como este ultrapassam a já reprovável ofensa à esfera pessoal, atingindo igualmente a independência dos poderes e os mais valiosos princípios democráticos, responsáveis por alçar de forma inédita uma mulher ao mais alto posto do Poder Executivo estadual.
Renovamos a cada dia nossa confiança na liderança da Governadora Raquel Lyra, sendo certo que Pernambuco seguirá avançando no combate a discriminação e na defesa da igualdade de gênero.
Recife-PE, 01 de fevereiro de 2024
Em entrevista a uma rádio local, no fim da tarde desta quinta-feira, a governadora se pronunciou a respeito do áudio do deputado Álvaro Porto. Confira o que disse Raquel:
“Avalio que é algo lamentável a ser dito pelo presidente de um Poder. Fiz questão de estar na Assembleia, com todo o meu time de governo, para agradecer a Assembleia Legislativa pelo ano que passou porque aprovamos, com muito diálogo, de maneira conjunta, os projetos enviados. É um ato lamentável de violência política o que se passou, às vezes é em gestos, em atitudes, em ações e hoje foi em voz. Lamento porque isso não está à altura do que Pernambuco representa, um diálogo fora de propósito, e revela o que uma mulher sofre nos espaços de poder. Não baixo a cabeça pelas adversidades que se colocam, tudo que eu gostaria é que possamos ser respeitados pelos cargos que ocupamos e que a população possa nos julgar pelas ações do nosso governo”.
Fonte: Folha de Pernambuco