Pesquisar

As Curtinhas Políticas do Romenyck Stiffen

A velha montanha russa: Nas primeiras curtinhas do mês de junho, destacávamos os altos e baixos da Gestão Fábio Aragão, apontando ser comum na montanha russa da política e exemplificando ao citar outras gestões em Santa Cruz do Capibaribe. Na ocasião, esses altos e baixos eram analisados através de pesquisas que tivemos acessos de forma interna e que batiam com a simplex /CBN divulgada no período.

O Baixo da época: Apontávamos a época que o Governo Fábio Aragão passava por uma de suas maiores turbulências, a exemplo de uma CPI para investigar um suposto sumiço do milho distribuído pelo IPA, os constantes embates com os professores, no que dizia respeito ao reajuste salarial de 2023, o atraso na obra da Central de feiras, além da relação que piorava a cada dia com a Câmara de vereadores.

O Baixo da atualidade: Quase três meses se passaram e para a atualidade, A CPI perdeu força e repercussão, apesar de sinais de melhora a Câmara continua com um desgaste que ajuda, de certa forma, o Executivo e a Central de Feiras, apesar dos atrasos, já se ver as colunas. Nesse contexto, o maior desgaste de Fábio continua sendo na relação com os professores que devido as últimas ações da gestão, a exemplo da retirada dos quinquênios, só piorou.

Alta da época e atualidade: Enquanto pessoa que convive nos bastidores políticos, acompanhamos de forma constante números internos, seja de grupos políticos ou empresários, e apesar de pesquisa ser momento, parece que os números não mudam muita coisa. Desgastes existem, mas o grau do desgaste ainda não é suficiente, pelo menos, segundo algumas pesquisas internas, seja quantitativa ou qualitativa, e a Simplex/CBN divulgada no dia de hoje. Fábio mantém a imagem de honestidade inabalada, segundo números internos, e o marketing do governo nas redes sociais e em seu programa de rádio consegue chegar com facilidade nas pessoas, sem um contraponto, ainda, a altura.

Liderando: Na recente pesquisa Simplex/CBN, o prefeito Fábio Aragão lidera e ampliou seus números, em todos os cenários divulgados na referida pesquisa e tem muito a comemorar. Contudo, é necessário não colocar o sapato alto, pois as eleições ainda estão muito distantes e os seus adversários ainda não apresentaram de forma oficial os seus representantes para 2024. Continuo repetindo que Exemplos de quem estava muito bem e não calçaram a sandália da humildade, sendo derrotados nas eleições, são constantes.

Questionamento: Em Relação à pesquisa Simplex/CBN, só tenho uma ponderação que é a ausência de um cenário estimulado com a presença de José Augusto Maia, em números internos, ainda não seria uma preocupação para o prefeito, mas quando o jogo de fato começar, pode e deve ser uma possível dor de cabeça a ser monitorada, caso não exista uma junção.

Reflexão: Mas não é apenas o prefeito Fábio que tem que fazer reflexão ao momento e sobre as eleições de 2024, mas as oposições também, principalmente, em relação a posicionamento em algumas matérias importantes que mais desgasta os oposicionistas do que o próprio prefeito, a exemplo da não aprovação dos empréstimos, que ainda não foi esquecido por parte significativa da população. Cabe a cada um dos grupos políticos monitorarem os números e saber o que fazer com os mesmos, repito, ainda tem um tempo extenso até outubro de 2024 e muita coisa pode e deve mudar.

Qualitativa: Uma pesquisa qualitativa foi realizada e muitas decisões estão para ser realizadas, visando 2024, baseado nos dados dessa pesquisa. Em 2024, essa mesma pesquisa deixava claro que a disputa era entre Fábio e Alan e acertou em cheio.

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter