As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

Bloco na rua: É perceptível que no grupo Calabar há dois blocos na rua visando 2024 e começam a se organizar profissionalmente para isso. Estamos falando dos pré-candidatos a prefeitos pelo referido grupo, o vice-prefeito Gena e Alisson Dias (Alissin).

Mais de década: Um ponto a ser analisado no grupo Calabar é que faz mais de uma década que um vereador não consegue emplacar uma indicação para majoritária do grupo. Atualmente, na bancada Calabar, nomes a exemplo de Eraldo da Pedra Preta e Geovane César têm expectativas de estarem presente na majoritária do referido grupo em 2024.

Inusitado (I): Ainda sobre Taquaritinga do Norte, o vereador oposicionista Amauri de Mino apresentou recentemente o requerimento 496/2021, solicitando ao prefeito e a Secretaria de Saúde para que “seja disponibilizado um carro para ficar na casa de apoio do Recife, com fim de transportar os pacientes para as localidades mais distantes da casa”, até aí tudo bem…

Inusitado (II): Contudo, o que chamou a atenção foi que quem respondeu o requerimento foi o secretário de Educação, Marcos Augusto, através do ofício Nº 0405/2021, afirmando, óbvio, que não possuía transporte para tal serviço, pois “não encontra respaldo legal, visto que nossos transportes foram adquiridos com recursos advindos do FNDE, impossibilitando esta permuta, visto que os mesmo devem ser utilizados exclusivamente para atender a demanda desta secretaria”

Inusitado (III): Primeiro, como danado o requerimento endereçado à Saúde chegou às mãos do secretário de Educação? Erro do setor responsável da Câmara? Segundo, não era mais fácil a devolução do requerimento pela Educação, reparando o erro, do que uma resposta tão óbvia?

Esclarecimentos: Em solicitação do vereador oposicionista Ronaldo César, a secretária de Saúde de Taquaritinga, Poliana Santana, foi convocada pela mesa diretora da Câmara de Vereadores para “prestar esclarecimentos” sobre as ações desenvolvidas pela pasta, em especial, sobre a atual situação de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. A secretária se fez presente na casa de Leis na última sexta-feira, 17/09.

Na bronca: Em entrevista ao programa “Cotidiano da cidade”, na Filadélfia FM, na última quarta-feira, 15/09, o líder da bancada de oposição em Taquaritinga, Guilherme Cumaru, ficou na bronca com a data que a Mesa Diretora marcou para os “esclarecimentos” da secretária de Saúde. Pois segundo Guilherme, não existe coincidência, a data teria sido proposital, “uma jogada”, para que a bancada Gravatinha não participasse, já que fazia aproximadamente um mês que o grupo anunciava uma vinda do deputado federal André de Paula (PSD) para entrega de ações na comunidade do Jerimum na referida data e horário.

Uma entrevista: Sem a participação do grupo Gravatinha no dia da “prestação dos esclarecimentos” da secretária de Saúde e com a maioria de vereadores presentes sendo de situação, basicamente, na maior parte do tempo, o evento se transformou em uma entrevista conduzida pelo vereador Ronaldo César.

Não convenceu: Em seu programa de rádio semanal do último sábado, 18/09, na Filadélfia FM, o vereador situacionista Eraldo da Pedra Preta apontou que não se convenceu em relação a alguns “esclarecimentos” da secretária de Saúde.  Ainda segundo Eraldo, ao falar e cobrar sobre a situação de alguns equipamentos de trabalho dos Agentes de Saúde, o vereador afirmou que a secretária “era boa de conversa, mas de ação pouca”.

Falando nisso: Em Santa Cruz do Capibaribe, a vereadora oposicionista Jéssyca Cavalcante também solicitou a presença da secretária de Saúde do município, Lívia Borba, para prestar esclarecimentos sobre sua pasta. Em ofício nº 510/2021, enviado para Câmara, a secretária disponibilizou algumas datas para sua ida, são elas: 23/09, 06/10 e 14/10.

Antes também: No mesmo ofício, Lívia Borba fez questão de lembrar que em outro ofício, o de nº 356/2021, havia “me disponibilizado anteriormente para participar de reunião com os representantes do Poder Legislativo municipal, porém não obtive reposta. Ademais, aguardo ofício com a pactuação das datas estabelecidas”.

As opiniões expressas nesta coluna são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter