
Junho: O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão, afirmou em recente entrevista ao programa Rádio Debate, na Rádio Polo, que irá enviar para Câmara de Vereadores, próximo mês de junho, o projeto de crédito do FINISA que visa adquirir o recurso, através de empréstimo, para construção do hospital e da via expressa.
Tendência: Diferentemente da última tentativa, o projeto tende a ser aprovado sem muitas alterações do que for enviado pelo Poder Executivo. Um dos motivos é que o governo ainda conta com 12 vereadores em sua bancada, uma resposta direta das urnas no pleito de 2024.
Sinais: Também em recente entrevista ao programa Rádio Debate, na Rádio Polo, o deputado estadual e líder do grupo boca preta, Edson Vieira, deu sinais claros de que a oposição, formada por sua bancada, não será empecilho para o projeto e deixou margem para interpretação que corrige o erro do grupo ao colocar dificuldades ao projeto no passado, assim como se prontificou em está aberto ao diálogo e a busca de emendas, com o deputado federal Fernando Filho, para contribuir com a construção ou aquisição de equipamentos.
Narrativa: Na gestão passada as oposições, juntas, tinham uma bancada robusta e não conseguiu vender a população sua narrativa em relação aos empréstimos, e pagou um preço caríssimo nas urnas, sendo um dos motivos de voltar minúscula e 40% ser composta de novos integrantes.
Reflexão: Nesse contexto, necessário refletir como a bancada de oposição irá se comportar nesse novo cenário de fragilidade, onde, dependendo da circunstância, o voto só será lembrado se foi contra ou a favor em um projeto com tendência de aprovação e que tem apoio da população, como apresentado nas urnas, e como sempre destaquei na rádio e nesse espaço no passado, em números de monitoramento sobre o tema.
Acertado: Necessário também destacar que o prefeito Helinho Aragão, de forma acertada, convidou a bancada de oposição para uma reunião, mesmo os votos não sendo suficientes para atrapalhar o percurso do projeto, assim como destacou que irá apresentar, ao lado de sua equipe, o referido projeto na casa legislativa.