Novela da presidência: Na última quinta-feira, 28/11, o grupo de situação de Santa Cruz do Capibaribe se reuniu com a presença do atual prefeito, Fábio Aragão, do prefeito e vice eleito, Helinho e Flávio, e parte da bancada eleita, não estando presente apenas Deomedes Brito e Carlinhos da Cohab que já tinham compromisso anteriormente agendados. Contudo, a reunião definiu que teria outra reunião para definir a Mesa Diretora.
Dia D: Segundo informações de bastidores, próximo dia 9 de dezembro haverá uma outra reunião do grupo de situação com o objetivo de definir, não apenas a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, mas também as lideranças de governo e bancadas, além das possíveis indicações para Comissões existentes na referida Casa de Lei.
Objetivo: O grupo de situação tem por objetivo resolver toda e qualquer pendência até o referido dia para que em 12 de dezembro o prefeito eleito apresente o secretariado com o grupo em “harmonia”.
4 nomes: Ainda segundo informações de bastidores, hoje existem quatro futuros parlamentares, de fato, com os nomes postos, são eles: Augusto Maia, Carlinhos da Cohab, Deomedes Brito e Galego de Mourinha. Apesar de que em uma semana tudo pode acontecer na política, o vereador Augusto Maia permanece, na articulação de bastidores, com um certo favoritismo na disputa interna da bancada eleita.
O elefante: O grupo de situação saiu da eleição um enorme “elefante” a ser colocado em uma pequena “casinha de cachorro” e só teremos uma noção desse “problema”, após a Mesa Diretora ser anunciada, junto com a “oxigenação” do secretariado.
Novela 2026: Achando pouco os desafios do novo governo e sua bancada e amantes de uma boa novela, preparem a pipoca, pois os capítulos do grupo de situação para 2026 podem ser emocionantes, para um desfecho “previsível”. Já tem vereador eleito se posicionando em uma possível dupla candidatura do grupo a deputado estadual. Caso a novela ocorra, pode ser um “vale a pena ver de novo” de outros pleitos estaduais, com adaptações de quem será o protagonista, mas com a certeza de uma implosão no grupo.
Na torcida: Fragilizada pelos resultados de 2022 e principalmente 2024 e passando por uma fase terrível, as oposições assistem na maior torcida para que a novela de 2026 no grupo de situação de fato ocorra, pois seria o caminho mais curto e fácil para volta de um possível protagonismo.