Continuemos: Como prometemos nas curtinhas da última semana, traremos o nosso ponto de vista em relação a algumas cidades da nossa região. Hoje traremos algumas pontuações sobre algumas lideranças de Brejo da Madre de Deus.
Inconteste: Segundo Roberto Asfora, em entrevistas durante a campanha, o mesmo estaria “fechando o ciclo político” sendo a última eleição que disputaria. Assim sendo, Roberto fecha o ciclo em seu auge e com a liderança de forma inconteste em seu grupo. Pois o número de vitórias em seu currículo supera e muito suas derrotas diretas.
É penta: Com a vitória no pleito de 2024, Roberto fez história e atingiu a incrível marca de 5 vitórias para o cargo de prefeito, mesmo que a eleição suplementar de 2013 não tenha lhe garantido o mandato por completo. Além da marca histórica de atingir quase 15 mil votos e uma frente para o seu principal adversário de 3.744.
Foco…: Nitidamente Roberto “teve como foco”, em sua última disputa, fazer seu herdeiro político o mais votado da eleição proporcional. Seu filho, Robertinho Asfora, foi o único vereador eleito que ultrapassou a casa dos 2 mil votos, vencendo duelos tanto internos, quanto externos. Contudo, “faltou foco” ao prefeito Roberto Asfora em casar ao máximo o seu voto para fazer maioria na Casa Legislativa, tendo, mais uma vez, minoria na Câmara em seu último mandato.
Quem será?: Sem poder ser candidato a prefeito no próximo pleito, muitos de seus parentes também não, a exemplo de Robertinho, Roberto Asfora terá o desafio de encerrar o seu ciclo deixando o seu grupo consolidado para a disputa de 2028. Após basicamente três décadas onde o grupo Jacaré só votou em apenas um sobrenome na cabeça de chapa, 2028 o grupo poderá ter novos nomes na disputa, é nítido que o ex-vereador Bolão, o vereador Jobson Barros e não duvido do vice-prefeito Rubieno Catanha nutram por esse desejo, será um novo momento para o grupo.
Aproveitar: Se dentro do grupo de situação tem gente esperando o vácuo que será deixado por Roberto, nas oposições, é lógico, que enxergam a eleição sem Asfora na disputa uma oportunidade para se aproveitar e necessária reflexão para se organizar. Mas, como as oposições saíram da disputa?
As vias: Para além dos principais políticos da cidade, as demais vias políticas, ao total três nessa eleição, somadas obtiveram 608 votos o que representa 2,28%, ou seja, muito aquém para visando uma disputa de frente.
A promessa?: A expectativa do pleito estava em relação ao grupo liderado por Jaelson do Sindicato, Zé Dercílio e Rubinho Nunes que pontuaram bem nas pesquisas, mas foram de forma brutal arrancados da disputa. Contudo, o único objetivo que sobrou na disputa para o grupo, não foi atingido, reeleger o vereador Laércio do Sindicato. O mesmo obteve 821 votos, sendo o único do grupo na disputa, pois estava filiado na federação, presente no palanque do grupo azul.
Falando nisso: Por falar em grupo azul, Dr. Edson saiu como a liderança mais fortalecida do seu grupo, pois a federação fez 5 dos 7 vereadores das oposições, fazendo Frailan ser o mais votado do grupo político e assistindo Josevaldo Cowboy sair fragilizado das urnas após uma derrota histórica, além de Hilário ter a esposa, Nininha, compartilhando a derrota na majoritária e o irmão, Dadá da ambulância, não obtendo êxito na disputa.
Sem reclamações: Edson obteve vitórias internas em seu grupo, sem poder ouvir reclamações de seus aliados, pois Josevaldo ganhou a oportunidade da disputa sem ver os aliados fazerem o que o próprio fez em 2020, rachar o grupo em mais de uma candidatura e mesmo assim obteve uma derrota acachapante. Além de dividir a derrota, como apontado no tópico anterior, com Hilário, que teve a esposa na majoritária, e mesmo assim obteve um resultado minguado em São Domingos, muito aquém dos últimos pleitos.
Pavimentando: Com o resultado do pleito e uma boa condução do grupo nos próximos quatro anos, Doutor Edson pode pavimentar com “tranquilidade” a candidatura do vereador Frailan para cabeça de chapa em 2028 em uma disputa sem Roberto Asfora de forma direta no pleito. Um dos pontos importantes nessa construção é oportunizar, nesse primeiro Biênio, a Mesa Diretora para os aliados, assim, como, foi construída a chapa da disputa.