Pesquisar

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Semana agitada (I): Como todos acompanharam, a política de Santa Cruz do Capibaribe teve uma das semanas mais agitadas de sua história. A mesma foi iniciada com a desistência do prefeito Fábio Aragão de disputar a reeleição em um pleito que era tratado como favorito por todos, principalmente por as pesquisas auferirem uma alta aprovação de governo, assim como liderar com folga todos os cenários. 

Semana agitada (II): Para fechar a semana, o vereador do grupo Verde e ex-presidente da Câmara, Capilé da Palestina, teve seu mandato cassado pelo pleno da Câmara por 14 votos. A sessão foi marcada pelas ausências dos vereadores do grupo Verde que não concordaram com o trâmite do processo. A cassação se deu após a Comissão de Ética da casa analisar o relatório da CPI da Reforma da Câmara que apontou atos de improbidade administrativa, após detectar “possíveis irregularidades”.

Entendimentos: A discussão agora vai para instância jurídica, pois para além do debate do mérito da inocência ou culpabilidade de Capilé, existem entendimentos diferentes, tanto entre vereadores, quanto advogados, sobre o trâmite da cassação do vereador.

Mais um: Enquanto isso, o primeiro suplente do PSD, Cristóvão Bomba, hoje integrante do grupo de Situação, aguarda ansioso para assumir a vaga. Caso se concretize, a bancada Taboquinha chegará a 8 vereadores, passando a ter a maior bancada. Lembrando que o prefeito Fábio Aragão foi eleito com apenas 4 vereador e poderá ter esse número dobrado.

Agitadíssima: A semana que se inicia também tem tudo para ser agitadíssima, pois é necessário ficar de olho nesse imbróglio da Câmara. O desconforto político e administrativo entre o presidente Zeba, que é do grupo verde, e os demais membros da mesa diretora, que fazem parte do grupo azul, já é sentida nos bastidores da casa e resta saber como e por quem será finalizada esse processo de cassação de Capilé e a posse de Bomba. Uma coisa é certa, na Câmara, o clima entre as oposições azedou de vez.

Pesquisa: Para agitar ainda mais a semana, uma nova rodada da pesquisa SIMPLEX foi a campo e tem previsão de divulgação para esta segunda-feira, 17/06. Os nomes postos já são com Alan Clemente (NOVO) do grupo verde, Alessandra Vieira (PL) do grupo azul e Helinho Aragão (PSD) do grupo vermelho. Já teremos uma noção inicial de como ficará o pleito após a saída do prefeito Fábio da disputa. Para além da SIMPLEX, outras pesquisas foram vistas nas ruas e informações colhidas por esse colunista é de que as mesmas são para consumo interno, inclusive, pesquisas qualitativas também serão feitas no decorrer da semana para aferir o novo cenário.

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter