Pesquisar

As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Grande: Como já falamos em outras Curtinhas, é impressionante como o grupo Verde saiu grande nas eleições de 2020 em Santa Cruz do Capibaribe, pois naquele momento conseguiu fazer com que os eleitores que estavam cansados do pastoril político da cidade se identificassem com suas ideias.

Jamais: Mas, nem o mais pessimista eleitor Carneirinho imaginaria que o grupo político que quase vence as eleições de 2020 chegaria ao pleito de 2024 tão fragilizado. Necessário destacar que essa fragilidade foi ocasionada por uma sequência de tomadas de decisões erradas do próprio grupo, das quais podemos citar: a candidatura de Allan Carneiro a deputado estadual em 2022, mostrando, assim, a dependência em um nome, além da péssima condução no processo de escolha da presidência da Câmara, no claro exemplo de quem ganha perdendo.

O reflexo: A eleição para Presidência da Câmara foi o reflexo onde a junção das oposições não fez bem ao grupo Verde, muito pelo contrário, foi engolido. Nesse contexto, podemos apontar que perdeu membros importantes, encolheu de forma significante a bancada na casa, assim como o protagonismo nas oposições, pois a Presidência, em alguns momentos, ficou preso ao peso de ser minoria na Mesa Diretora.

A dependência: Para além da Câmara de Vereadores, a dependência política ao nome de Allan Carneiro fez com que a condução no processo de formação da chapa para o pleito de 2024 seja o pior já visto em uma pré-campanha, pois desistências e recuos vêm sendo uma constante para majoritária, deixando aflito os nomes que estão no projeto da proporcional e ocasionando a saída de nomes do grupo.

Precipício: O grupo Verde está à beira do precipício, pois diante do contexto acima apresentado, vem sendo comum ouvir dos próprios eleitores, que acreditaram no grupo Verde em 2020 e 2022, não acreditar em uma candidatura a majoritária em 2024 e o grupo que era a esperança de uma gama significativa da população, comprovado nas urnas, poderá chegar ao seu fim, deixando muitos eleitores, que era contra o pastoril, órfão.

Virada: É muito difícil para o grupo Verde sair desse precipício ao qual se encontra, principalmente após todas essas tomadas de decisões erradas e essa má condução no processo pré-eleitoral, apenas uma virada de mesa milagrosa poderá mudar este cenário, o que não é impossível. Caso contrário, será mais uma terceira via da história política de Santa Cruz do Capibaribe que foi engolida pelo pastoril político da cidade, com apenas uma diferença, surgiu grande e apequenou-se, para não usar o “pesado” termo, acovardou-se.

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter