As Curtinhas do Romenyck Stiffen

Novela do verde: Após as eleições municipais de 2020, nem os mais pessimistas imaginavam que o Verde teria uma novela tão dramática para as eleições municipais em 2024. O grupo saiu de favorito na disputa à frustração pela possibilidade de “fechar as portas”.

Sem empolgação: Do não de Allan Carneiro ao solitário sim do vereador Capilé da Palestina para seguir em frente com o palanque Verde em 2024, a pré-candidatura a prefeito de Capilé não empolgou o seu grupo e de imediato iniciou um esvaziamento, alguns nomes concretizaram a ida para os grupos tradicionais e outros ensaiaram suas intenções em fazer o mesmo, mas “sem bater o martelo” ainda.

A foto: Sem dizer publicamente que retirou sua pré-candidatura, após uma reunião com as principais lideranças do grupo, realizada na última quinta-feira, 07/03, Capilé começou a divulgar nos grupos de WhatsApp uma foto com os empresários Valmir Ribeiro e Alan César. As informações apuradas de bastidores é que hoje existe uma construção para uma chapa do grupo Carneirinho, com Valmir encabeçando e Alan César sendo o seu companheiro de chapa, mas que só irá se concretizar, ou não, após uma conversa que Valmir terá com sua família.

Essência: Sinceramente, não arrisco dizer se essa chapa irá se concretizar, por tudo que o grupo verde passou nos últimos meses. Contudo, é necessário destacar que é uma chapa com a essência do grupo verde e que se fosse definida no início das discussões o grupo não estaria na situação que está hoje. Muito pelo contrário, já estaria com robustez política, pois são nomes bem vistos pela sociedade e de “fácil vendagem” a população, nos bastidores já agrada em muito a cúpula. Nesse contexto, empresários e nomes importantes que pretendiam “abandonar o barco” nos próximos dias, decidiram esperar mais um pouco o posicionamento de Valmir. 

No jogo: Caso Valmir Ribeiro decida por disputar as eleições, acompanhado por Alan César, o grupo verde sai da UTI que se encontrava e volta de fato ao jogo, algo que o nome do vereador Capilé da Palestina não proporcionou, antes mesmo do relatório da CPI. Só resta aguardar se esta última cartada do grupo verde se concretiza ou as portas serão fechadas de vez. 

Falando nisso: Ao falar em estar no jogo, informações de bastidores dão conta que em Brejo da Madre de Deus o nome do vereador Dr. Jan é uma das possibilidades de indicação por parte da ala de São Domingos na possível chapa de junção com Josevaldo Cowboy. Em contato com o parlamentar, ele não descartou tal possibilidade, mas frisou que “ainda tem muita conversa” e que ficou feliz por ser lembrado. Jan está em seu primeiro mandato de vereador e é uma grata surpresa na política de Brejo da Madre de Deus.

Concorrência: O nome de Dr. Jan é mais uma opção para representatividade de São Domingos na chapa. Na concorrência, nesta mesma ala, existe o nome da ex-secretária Nininha, esposa do ex-prefeito Hilário Paulo.

Osso duro: Por falar em possível junção das correntes das oposições azuis, Dr. Edson e Frailan ainda observam as movimentações e vem sendo um dos pontos difíceis de encaixar nesse quebra-cabeça. Josevaldo Cowboy é o nome que tem a maior possibilidade de unir o maior número de forças para possível junção e sua missão de unir todas as alas é osso duro de roer, mas não é tratado nos bastidores da política de brejo como impossível.

Tocando o barco: Enquanto isso, o PT de Brejo vai tocando o barco e Jaelson do Açudinho vai tomando gosto em sua pré-candidatura. No último domingo o PT fez um ato de filiação, prestigiado por nomes importantes da sigla no Estado, a exemplo do deputado federal Carlos Veras, do deputado estadual e presidente do PT-PE, Doriel Barros, e do vice-presidente da FETAPE, Adelson Freitas.

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter