Voltamos: Após um merecido recesso, estamos de volta para nossa 11ª temporada no grupo de comunicações da Polo, através da Rádio Polo e Blog da Polo. E nesta referida temporada, faremos parte de mais uma cobertura eleitoral, de forma bem específica, nossa sexta eleição, sendo a terceira para os poderes executivos e legislativos municipais em nossa região.
Nossa região: Há mais de uma década que observamos e analisamos a política de Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Toritama e Jataúba e apesar do favoritismo dos grupos políticos que estão no poder atualmente nessas referidas cidades, os grupos de oposições não costumam se “entregar fácil” a números de pesquisas, sejam internos ou públicos, e vão com tudo para batalha, chegando na maioria das vezes a acirrar as disputas.
Favoritismo?: Sim, existem favoritismos na manutenção do poder em Jataúba, Brejo da Madre de Deus, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Mas usarei as eleições da última década na cidade de Santa Cruz para mostrar que nem sempre o favoritismo é um porto seguro, pois em 2012 acompanhamos o favoritismo inicial de José Augusto Maia não se confirmar, o grande favoritismo na reeleição de Edson Vieira em 2016 passar um verdadeiro sufoco ao abrir as urnas e a “garantidíssima” manutenção do poder do grupo boca preta em 2020 se transformar em uma terceira colocação.
Pés no chão e reflexão: O eleitor é imprevisível, nesse contexto, os pés no chão e a forte reflexão é o mais viável nas eleições de 2024, tanto para quem está no poder, como para quem pretende conquistar o poder. Apesar da paixão política ainda ser o carro chefe na grande maioria das cidades citadas nesta coluna, já existe um número considerável de eleitores nos referidos municípios que traçam um perfil do político que desejam para comandar o poder executivo e esses são os eleitores que fazem a diferença no real resultado da eleição, para além da fronteira da paixão.
Proposital: Para os mais atentos, não coloquei a cidade de Taquaritinga nas cidades do favoritismo da manutenção do poder. Contudo, venho destacar que acredito sim no favoritismo de quem estar no poder há mais de duas décadas, mas a questão é, que diferente das outras cidades, mesmo havendo divisões nos grupos das oposições, os referidos grupos estão “mais organizados que nos outros municípios” e, INICIALMENTE, promete ser um dos pleitos mais disputados da região.
INICIALMENTE: Faço questão de colocar a palavra INICIALMENTE em letras garrafais, pois prudência não faz mal a ninguém. Estamos há mais de um semestre para o dia da eleição e daqui até lá os cenários podem mudar e mudam muito, como já exemplificamos nesta coluna. A única garantia que podemos trazer nesta primeira coluna de 2024 para você leitor é que, assim como nos últimos 10 anos, estaremos nos aprofundando nos bastidores da política das cidades do nosso polo, e vamos trazer as informações com a responsabilidade, credibilidade e respeito que a discussão política e nosso leitor merecem. Portanto, fiquem ligados em nossas colunas aqui no Blog da Polo e em nossos comentários e nossa coluna em áudio da Rádio Polo.
As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor