Mapa Político
Mapa político: O mês de fevereiro está prestes a se iniciar e com ele o fim do recesso parlamentar da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Nesse contexto, as expectativas aumentam em relação a primeira sessão do poder legislativo da cidade e o seu novo mapa político, em consequência das sequelas deixadas, ainda, após a eleição da nova mesa diretora.
Acelerou: As informações de bastidores é que após a desistência do empresário Allan Carneiro, da vida política, o processo de tomada de decisões dos vereadores do grupo Carneirinho irão acelerar, visando 2024. Pois se o grupo não tiver uma continuidade, um projeto fora dos grupos tradicionais, os cinco parlamentares precisarão construir uma identidade nos grupos que escolherem aderir.
Ultimato: Em conversa com um integrante do grupo Verde, o mesmo apontou acreditar que a sobrevivência dos Carneirinhos passará por uma reunião com integrantes do Governo do Estado, que ocorrerá ainda essa semana. As esperanças do grupo sobreviver para 2024, com a força que surgiu em 2020, estariam nas garantias que o Governo Estadual, comandado por Raquel Lyra, poderiam dar.
Nada fácil: A decisão de Allan Carneiro deixou o grupo Carneirinho em uma situação mais do que delicada, e não será nada fácil manter o grupo competitivo, fora dos tradicionais, como foi visto nas últimas eleições. É nesse contexto, que os grupos tradicionais começaram a operação ‘Lança Tarrafa’, pra ver o que conseguem pescar e quem mais conseguem arrastar nessa pescaria até 2024.
Postura: Nos bastidores, dentro do próprio grupo Verde, os vereadores Emanuel Ramos e Irmão Soares já são tratados como “independentes”, ou seja, muitos da cúpula dos Carneirinhos não contam mais com eles, resta saber qual será a postura do presidente Zeba, que venceu com o apoio do grupo Boca Preta, da vereadora Nega que disse ser “independente”, mas esteve presente nas reuniões dos Carneirinhos e vem estreitando os laços com membros da bancada azul, e o ex-presidente Capilé que luta pela sobrevivência do grupo Verde, mas tem consciência que a tarefa não é fácil.
Encerrando: Saindo das observações sobre o grupo Verde, as expectativas também estão voltadas para o vereador Gilson Julião, pois após uma reunião com o ex-prefeito Edson Vieira, não participou da reunião de bancada que decidiu as lideranças do grupo na Câmara. Julião destacou que a população irá saber na primeira sessão da Câmara sua decisão política e esse prazo está prestes a encerrar. Em contato com alguns vereadores da bancada azul na última sexta-feira, 27/01, as apostas é que Gilson tomará uma postura independente.
Agitada: Com reunião de membros do grupo Verde em Recife, vereador prometendo revelar sua decisão na primeira sessão que provavelmente ocorrerá dia 02/02 e os grupos políticos tradicionais na corrida para conquistar os momentaneamente fragilizados Carneirinhos, tudo indica que teremos uma semana agitadíssima.
As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor