As Curtinhas do Romenyck Stiffen

 

Mapa Político

Mapa político: O mês de fevereiro está prestes a se iniciar e com ele o fim do recesso parlamentar da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe. Nesse contexto, as expectativas aumentam em relação a primeira sessão do poder legislativo da cidade e o seu novo mapa político, em consequência das sequelas deixadas, ainda, após a eleição da nova mesa diretora.

Acelerou: As informações de bastidores é que após a desistência do empresário Allan Carneiro, da vida política, o processo de tomada de decisões dos vereadores do grupo Carneirinho irão acelerar, visando 2024. Pois se o grupo não tiver uma continuidade, um projeto fora dos grupos tradicionais, os cinco parlamentares precisarão construir uma identidade nos grupos que escolherem aderir.

Ultimato: Em conversa com um integrante do grupo Verde, o mesmo apontou acreditar que a sobrevivência dos Carneirinhos passará por uma reunião com integrantes do Governo do Estado, que ocorrerá ainda essa semana. As esperanças do grupo sobreviver para 2024, com a força que surgiu em 2020, estariam nas garantias que o Governo Estadual, comandado por Raquel Lyra, poderiam dar.

Nada fácil: A decisão de Allan Carneiro deixou o grupo Carneirinho em uma situação mais do que delicada, e não será nada fácil manter o grupo competitivo, fora dos tradicionais, como foi visto nas últimas eleições. É nesse contexto, que os grupos tradicionais começaram a operação ‘Lança Tarrafa’, pra ver o que conseguem pescar e quem mais conseguem arrastar nessa pescaria até 2024.

Postura: Nos bastidores, dentro do próprio grupo Verde, os vereadores Emanuel Ramos e Irmão Soares já são tratados como “independentes”, ou seja, muitos da cúpula dos Carneirinhos não contam mais com eles, resta saber qual será a postura do presidente Zeba, que venceu com o apoio do grupo Boca Preta, da vereadora Nega que disse ser “independente”, mas esteve presente nas reuniões dos Carneirinhos e vem estreitando os laços com membros da bancada azul, e o ex-presidente Capilé que luta pela sobrevivência do grupo Verde, mas tem consciência que a tarefa não é fácil.

Encerrando: Saindo das observações sobre o grupo Verde, as expectativas também estão voltadas para o vereador Gilson Julião, pois após uma reunião com o ex-prefeito Edson Vieira, não participou da reunião de bancada que decidiu as lideranças do grupo na Câmara. Julião destacou que a população irá saber na primeira sessão da Câmara sua decisão política e esse prazo está prestes a encerrar. Em contato com alguns vereadores da bancada azul na última sexta-feira, 27/01, as apostas é que Gilson tomará uma postura independente.

Agitada: Com reunião de membros do grupo Verde em Recife, vereador prometendo revelar sua decisão na primeira sessão que provavelmente ocorrerá dia 02/02 e os grupos políticos tradicionais na corrida para conquistar os momentaneamente fragilizados Carneirinhos, tudo indica que teremos uma semana agitadíssima.

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter