As curtinhas do Romenyck Stiffen

 

Sequelas

Sequelas: Como já havíamos comentado em nossa coluna algumas vezes, as eleições de 2022 deixaram sequelas nos grupos políticos de diversas cidades do nosso “Polo de confecções”, assim como ficou perceptível que essas “sequelas” também influenciaram fortemente nas eleições das Mesas Diretoras das Câmaras de alguns desses municípios.

Quebra-cabeça: Ainda como consequência dessas sequelas, um quebra-cabeça começa a ser montado em algumas cidades, a exemplo de Taquaritinga do Norte. Estamos falando da substituição dos deputados estaduais e federais que não tiveram êxito nas urnas e deixaram “lacunas” a serem preenchidas, contudo, as substituições precisam serem feitas de forma estratégicas, visando as ações para os municípios e o tabuleiro político de 2024.

Situação Calabar: As eleições de 2022 reforçaram o potencial do grupo Calabar nas urnas, pois conseguiram fazer o deputado federal, Ricardo Teobaldo (PODEMOS), majoritário com folga nas urnas da cidade e mesmo o Prefeito Lero e o vice, Gena Lins, medindo forças com deputados estaduais distintos, Lero conseguiu fazer Diogo Moraes (PSB) majoritário, inclusive aumentando a votação, e Gena deu uma votação expressiva ao delegado Lessa (PP), inclusive sendo o segundo mais votado do município. Mas mesmo com votações tão expressivas em Taquaritinga do Norte, nenhum dos deputados citados conseguiram conquistar suas reeleições.

Substituições: Como já sabemos, o Prefeito Lero já substituiu o seu deputado federal e hoje Silvio Costa Filho é a representação da gestão de Taquaritinga em Brasília. Em relação ao deputado estadual, Lero vem demostrando sensibilidade a situação do deputado Diogo Moraes e esperando, até o momento, a resolução jurídica na expectativa de um possível revés que reconduza Moraes a ALEPE, só resta saber até quando Lero irá esperar pela resolução desse imbróglio jurídico.

Na procura: Quem também está à procura de substituir seus deputados é o vice-prefeito Gena Lins, visando não apenas as ações para a cidade, mas garantias confortáveis para disputa de 2024. Gena começa a movimentar as peças de seu tabuleiro, informações de bastidores, principalmente vindas da capital, e confirmadas por fontes de confiança na Terra do Café, são de que conversas com o deputado federal Eduardo Da fonte (PP) já estariam adiantadas na substituição do deputado federal. Em relação ao deputado estadual, existe uma forte possibilidade de a substituição permanecer dentro da sigla do PP, com a saída do também progressista Delegado Lessa.

Ponte: O PP de Taquaritinga do Norte já está, desde 2022, nas mãos de um aliado de primeira hora do vice-prefeito Gena, estamos falando de Cimar Feitosa de Pão de Açúcar e uma conjuntura de cabo a rabo com PP não é algo ilógico, se as garantias visando 2024 sejam firmadas. O PP já faz parte do novo governo estadual, tem a maior bancada da base aliada na ALEPE e Eduardo da Fonte já demonstrou no último pleito que tem interesse de ampliar seu reduto no Polo de Confecções, assim, como, tem Santa Cruz do Capibaribe como exemplo de segurar uma boa quebra de braço.

Fortalecendo: Gena vem se fortalecendo, adesões ao seu projeto na Câmara de Vereadores é esperada para as próximas semanas, contando com vereadores que deverão sair da base do ex-prefeito Jânio Arruda. Mas como falei na semana passada, esse fortalecimento e as adesões ao projeto do vice-prefeito Gena Lins, não é visto com bons olhos pelo prefeito Lero, pois não tem nenhum significado de fortalecimento político do prefeito. Nos bastidores, todos sabe que Gena não é opção de Lero em sua sucessão e ambos mantêm a medição de força.

Enfraquecida: Se por um lado o grupo Calabar mostrou potencial nas urnas, nas oposições a reflexão tem que ser feita após o resultado das eleições de 2022. O cenário das oposições continua de fragmentação, ao ponto de muitos membros das oposições observarem no vice-prefeito Gena uma alternativa viável de retomada ao poder.

Candidatíssimo: Em conversa com esse colunista, o ex-vereador Batata afirmou que é candidatíssimo a prefeito em 2024. Segundo Batata, ele vem tentando desativar algumas bombas no grupo, a exemplo da possível saída de vereadores para outros projetos, o que particularmente, este colunista, observando as movimentações, acha muito difícil que ele consiga. O ex-vereador disse ainda que tá lutando nos bastidores para unidade das oposições e que vem consolidando o apoio de suas bases, através de lideranças e suplentes.

Independente: Conversando com membros do grupo Gravatinha, seja de mandato ou não, a informação é de que Jânio Arruda deseja disputar sim as eleições de 2024, apesar de haver outros nomes em seu leque de opções. Contudo, sentimos em nossa conversa com Batata, que sua candidatura independe dos desejos ou preferências de Jânio Arruda, mas que lutará pelo apoio do líder e de todo o grupo.

Observando: Enquanto as peças do tabuleiro político de Taquaritinga se movimentam e os bastidores aquecem o clima da nossa querida Dália das Serras, tem político graúdo de cabeça fria, esperando o cenário clarear, para saber que porta está abrindo e em qual casa está entrando.

Fica ligado: Toda segunda-feira, as 17h, na rádio Polo FM, tem as curtinhas em áudio do Romenyck Stiffen, trazendo tudo sobre os bastidores de nossa região.

As opiniões expressas nesta coluna, são de responsabilidade de seu autor

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter