Após semanas em queda, Pernambuco volta a subir taxa de ocupação de leitos de UTI

Leitos de UTI do Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru (SEI / Divulgação)

 

Após várias semanas em queda nas internações, o estado de Pernambuco voltou a registrar uma alta na ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com casos graves de pacientes e suspeitos ou confirmados com a Covid-19.

De acordo com balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) atualmente há 75% dos 581 leitos ocupados na rede pública. Esse número não era observado desde agosto. Já na rede privada, 59% das 136 vagas estão ocupadas.

Além do aumento, dados do painel da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) consultados nesta quinta, apresentam que há 46 pessoas na fila por um leito de UTI pública no Estado, sendo 32 para pessoas adultas e 14 crianças.

A SES reiterou em nota que continua monitorando de forma permanente e criteriosa a evolução do cenário epidemiológico da Covid-19. Na semana passada, a pasta confirmou a circulação da subvariante BQ.1 e XBB da Ômicron, o que pode ter resultado no consequente aumento de casos.

Casos leves disparam 400%

O número de casos leves também tem chamado atenção, O Estado notificou, na semana epidemiológica 45, encerrada no sábado (12), 3.207 casos leves, um total de 336% maior do que na semana 44, onde houve o registro de 734 notificações, e de 405% maior que na semana 43, onde foram contabilizados 643 casos.

Casos graves

Em relação aos casos graves, na semana 45 foram 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o que representa 15 a mais do que o registrado na SE 44 (17) e 18 a mais que a SE 43. A SES-PE atribui essa diferença na escalada de casos ao processo de imunização.

Compartilhe agora essa notícia!

Facebook
WhatsApp
Twitter