
O Secretário Estadual de Saúde, André Longo, em coletiva realizada na manhã desta terça-feira (15) sobre as novas flexibilizações das medidas restritivas adotadas pelo Governo de Pernambuco com relação a pandemia da Covid-19, considerou que a desobrigação do uso de máscaras no estado deve ser reavaliada no final desse mês.
Para o gestor, a discussão ainda é precoce, já que o estado passa por um período de natural sazonalidade das doenças respiratórias em geral.
“Não parece razoável, nesse momento, a retirada da obrigatoriedade da máscara, especialmente em locais fechados. Nesse momento, a gente acha importante também manter, pelo menos até o final do mês, para a gente ter um espectro melhor de observação”, afirmou André Longo.
Pelo menos 15 capitais em todo o Brasil deixaram de exigir a obrigatoriedade de máscaras em espaços abertos. Rio de Janeiro, Natal, Brasília, Florianópolis e Maceió já não pedem uso da máscara, nem mesmo em ambientes fechados.
“E se a gente for pensar em tirar as máscaras, elas serão tiradas também com embasamento científico. A gente sabe que isso poderá ser feito de forma evolutiva, sem necessariamente você abolir de uma vez, como alguns fizeram”, declarou.